Festival de Dança de Rio das Ostras já é considerado o melhor do Estado do Rio

Bailarinos consagradas e novos talentos se apresentam no evento

O Festival de Dança de Rio das Ostras, que começou nesta quarta-feira, dia 14, em Costazul, chega a sua oitava edição consagrado como o mais importante evento do gênero no Estado do Rio.

Até domingo, 18, grandes companhias de dança e novos talentos sobem ao palco principal da Cidade da Dança, no espaço do antigo camping clube, que conta com mil lugares sentados. O evento reúne ainda uma segunda tenda, na qual serão ministrados workshops gratuitos, praça de alimentação e lojas com artigos de dança. A entrada é franca.

Na noite de abertura, a Companhia de Dança Baía Formosa encenou a coreografia “Mulher de Branco” e Carlinhos de Jesus, no espetáculo “Aquarela”, reviveu a trajetória do samba e de outras manifestações populares brasileiras. Nesta quinta-feira, 15, os primeiros bailarinos do Ballet Leipzig, da Alemanha, Marina Antonova e Guy Albouy, apresentam trechos de dois clássicos de repertório: às 20h, “O Corsário” e, às 22h, “Noite de Walpurgis”.

A Focus Cia. de Dança é a companhia convidada de sexta-feira, dia 16, às 22h, apresentando o espetáculo “Quase Uma”, que explora as relações entre corpo e seus traços no espaço. No sábado, dia 17, às 22h, será a vez do “Tango sob dois olhares”, com Raça Cia. de Dança de São Paulo. A coreógrafa Roseli Rodrigues buscou inspiração no tango tradicional, representado pelas músicas de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, para criar novos movimentos.

Na noite de encerramento, no domingo, dia 18, uma das atrações é Batalha de Dança de Rua, que acontece entre 14 e 16 horas. Trata-se de uma verdadeira “guerra de movimentos”, na qual dois bailarinos disputam por vez. O vencedor de cada rodada enfrenta um novo adversário e no final sairá o grande vitorioso. Às 22h, a Cia. Urbana de Dança apresenta “Ziriguidum Urbano”. Formada por um grupo de 12 jovens, moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro, a companhia dirigida por Sônia Destri realiza uma leitura particular e criativa do hip hop.

Mostra competitiva – Durante cinco dias serão apresentadas 296 coreografias de companhias de várias cidades do Estado do Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo que disputam prêmios no valor total de R$ 15 mil. As modalidades da mostra são balé clássico, neoclássico e moderno, dança de salão, sapateado, dança folclórica, deficientes, dança moderna, jazz e dança de rua.

O VIII Festival de Dança, uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, tem coordenação geral da coreógrafa e bailarina Regina Sauer. Inscrições para os workshops podem ser feitas pelo pelo telefone (21) 8163-7777.

Serviço – VIII Festival de Dança de Rio das Ostras. De 14 a 18 de novembro no antigo Camping Clube de Costazul (Av. Heleno Nunes s/nº). O funcionamento será a partir das 16h, no dia 14, e das 9h30min, entre os dias 15 e 18. A entrada é franca.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.