Prefeitura de Rio das Ostras ofereceu 2.800 vagas para cursos de qualificação profissional em 2007

Lançado em março de 2007, o Programa Municipal de Qualificação Profissional da Prefeitura de Rio das Ostras já ofereceu 2.800 vagas em curso para os moradores da cidade. O programa, implementado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho e demonstra a preocupação do governo com a empregabilidade da população.

"A política municipal de qualificação profissional contibui decisivamente para o desenvolvimento econômico de Rio das Ostras e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Com isso beneficiamos os moradores, que têm acesso a cursos gratuitos, e asseguramos ao empresariado de Rio das Ostras profissionais melhores qualificados para o seu negócio", afirma o prefeito Carlos Augusto.

Por intermédio do projeto, cursos como Soldagem, Instrumentação Básica, Caldeiraria, Informática Administrativa, Assistente de Departamento Pessoal, Práticas de Secretariado e Técnicas de Cozinha Industrial, entre outros, são ministrados por instituições recomendadas pela excelência no ensino e, principalmente, identificadas com a demanda do comércio, da indústria, do setor de serviços e da construção civil. Essas instituições, contratadas pela Prefeitura, atuam com todo o suporte para uma efetiva formação dos cidadãos, lançando no mercado profissionais com excelente nível de qualificação.

"Temos nos reunido com empresários da região, ouvindo suas necessidades sobre a mão-de-obra qualificada, para que possamos viabilizar cursos que atendam com qualidade a demanda do seu negócio e, assim, garantirmos uma preparação válida para o mercado de trabalho", informa Kátia Brandão, secretária de Ciência e Tecnologia.

Complementando essa política, a Prefeitura de Rio das Ostras construiu o Centro Municipal de Qualificação Profissional, com 800 metros quadrados de área construída, que funciona na Zona Especial de Negócios. O prédio abriga um amplo laboratório de informática, modernas salas de aula, dotadas de equipamentos de última geração, Centro de Treinamento em Estética e auditório com capacidade para 60 pessoas.

Como forma de garantir a permanência no programa, a Prefeitura de Rio das Ostras implantou o Auxílio-Qualificação. Assim, os participantes dos cursos recebem uma ajuda para ressarcir gastos com transporte, alimentação e materiais didáticos.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.