Festival de Dança reuniu cerca de 10 mil pessoas
Uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com coordenação geral da bailarina e coreógrafa Regina Sauer, o Festival de Dança revelou e consagrou talentos. Entre os premiados se destacaram Mariana Rodrigues e Paulo Sérgio Seabra, eleitos como Melhores Bailarinos, as meninas Tamires Chuvas e Luana Corrêa, escolhidas como Revelações, e Marília Coelho, aclamada como Melhor Coreógrafa. Também receberam prêmios especiais a Escola de Dança Angélica de Sene (Melhor Grupo Infantil), Escola de Dança Petit Danse (Melhor Grupo Juvenil), In Cena Cia. de Dança (Melhor Grupo Sênior), Nós da Rua e DRC Cia. de Rua (Melhores Grupos Avançados).
– Tivemos um público maravilhoso e muito receptivo. As companhias convidadas foram um sucesso, sem falar na excelente qualidade dos que participaram da mostra competitiva. Os bailarinos que receberam premiações especiais mostraram grande versatilidade e foram escolhidos pelo conjunto das apresentações, já que dançaram em diferentes modalidades – avaliou Regina Sauer, que também presidiu o júri.
Participaram da mesa de jurados nomes consagrados como Tatiana Leskova, Áurea Hammerli, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Lourdes Braga, presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Segundo Áurea, que integrou o júri durante todos os dias, o festival teve ótimo nível técnico. “Como tenho formação em balé clássico, avaliei nas demais modalidades a clareza dos movimentos e o preparo técnico dos bailarinos”, afirmou.
Além de integrar o júri, Tatiana Leskova, uma das responsáveis pelo reconhecimento da dança no Brasil e mestre de bailarinos consagrados como Márcia Haydée e Ana Botafogo, ainda ministrou aula no festival. Também deram aulas os primeiros bailarinos do Staatsballet Berlin, Wieslaw Dudek e Viara Natcheva, o direitor coreográfico do DeAnima, Roberto de Oliveira, e os bailarinos e coreógrafos Márika Gidali, Esther Weitzman, Adriana Salomão, Carlos Magno e Marcelo Cirino.
Entre as atrações, além do Staatsballet Berlin e do DeAnima, participaram como convidadas as companhias Stagium, Nós da Dança e Grupo de Rua do Brasil. As coreografias da mostra competitiva foram nas modalidades Clássico de Repertório, Clássico, Neoclássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Street Dance, Deficientes, Sapateado, Folclore, Dança de Salão e Livre apresentadas em conjunto, solo, duo ou trio nas categorias Infantil (7 a 11 anos), Juvenil (11 a 14 anos), Sênior (14 a 17 anos), Avançado (18 anos em diante) e Profissional.