UFF inaugura moradia estudantil em Rio das Ostras

A Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou a moradia estudantil no Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO), nessa quinta, 10.

O prédio tem três andares e 12 apartamentos no total, equipados com camas, armários, cômoda, ventilador de teto, geladeira, fogão elétrico, forno micro-ondas e liquidificador, com quatro unidades preparadas para receber alunos cadeirantes. No total, a moradia conta com 48 vagas para universitários de outras cidades.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Eronei Leite, representando o prefeito Sabino, destacou a importância da retomada do convênio com a UFF para Rio das Ostras. “Estamos nos colocando a disposição dos estudantes para contemplar os seus anseios. A UFF é fundamental para o desenvolvimento de Rio das Ostras”, destacou Eronei.
O reitor em exercício da UFF, Sidney Mello, destacou o momento de crescimento da educação universitária no país. “Passamos por crises enormes, com pouquíssimas universidades federais, sem mecanismos de cotas, sem investimentos em qualificação. Hoje, estamos vivenciando um bom filme para educação. A UFF é uma grande universidade, que se qualifica a cada dia e motivo de orgulho para todos nós”, afirmou. Mello destacou, ainda, o momento auspicioso para a Universidade. “Estivemos com o prefeito Sabino, que renovou o compromisso com o desenvolvimento da UFF”, disse.

A seleção dos alunos para residir na moradia estudantil é realizada em duas fases. Na primeira, é avaliada a situação socioeconômica, critério adotado com caráter eliminatório. Na segunda fase são feitas entrevistas com uma assistente social e uma psicóloga, devendo todos os selecionados passar por exames médicos e apresentar a carteira de vacinação.
Até o momento, 16 alunos foram selecionados e já estão morando no prédio. É o caso de Hitamara Amaral, aluna do curso de serviço Social, que, durante a cerimonia, destacou a importância da moradia estudantil com relação à segurança dos alunos de outras cidades, além da economia para esses alunos. “Estamos muito mais tranquilos”.

Houve a preocupação de garantir a segurança dos estudantes e, por isso, foram instaladas câmeras de vigilância em todo o prédio. A portaria contará com vigilantes 24 horas por dia, com controle da entrada e saída de moradores, funcionários e visitantes.

“Temos que romper com a cultura de que o que é público é do Estado. O que é público é de todos nós. Queremos o compromisso do estudante com o patrimônio público. Temos a certeza de que os estudantes que aqui estão, entregarão as chaves dos apartamentos, com eles na mesma forma que estão encontrando”, destacou o reitor em exercício.
Além da secretária de Ciência e Tecnologia, Eronei Leite, e do reitor em exercício da UFF, Sidney Mello, participaram da solenidade o assessor de Interiorização da UFF, Cícero Rodrigues, o Diretor do PURO, Carlos Basílio Martins, o prefeito universitário, Mário Augusto Ronconi, o pró-reitor de assuntos estudantis, Sérgio Mendonça, a coordenadora de Gestão de Moradia e Restaurante Universitária, Ângela Cristina Leite de Almeida e da diretora de Moradia e Restaurante Universitário, Daisy Antunes Chiavegatto.

Sugestão de BOX
Secretária de Ciência e Tecnologia pede atenção aos cursos de licenciatura
A secretária de Ciência e Tecnologia, Eronei Leite, pediu aos representantes da UFF a ampliação dos cursos no Polo Universitário, em especial, os cursos de licenciatura, uma vez que, segundo a secretária, há um déficit em relação ao número de professores não somente em Rio das Ostras, mas em toda a região. “Estamos muito felizes com a UFF. Queremos que a ciência esteja acessível para toda a população, por isso, é importante e urgente que se invista em licenciatura em todos os níveis”, destaca.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.