Rio das Ostras em parceria com a UFF realiza oficina de preparo de xampu e sabonetes

Rio das Ostras em parceria com a UFF realiza oficina de preparo de xampu e sabonetes

As enfermeiras têm desenvolvido ações educativas nos equipamentos públicos como creches e escolas

O Posto de Saúde da Família do Âncora tem buscado desenvolver um trabalho que vai além das consultas médicas e de enfermagem. Nesta quarta-feira, dia 29, enfermeiras da unidade desenvolveram oficinas de cuidado à criança com piolho ou sarna, na Creche Municipal Maria Rosa Ribeiro Pinheiro – Tia Didi, no Âncora.

Na ação foram realizadas oficinas de preparo de xampu e sabonete natural, a base de plantas medicinais, que ajudam no combate dessas doenças. Mais uma forma de cuidado complementar ao tratamento médico que já é oferecido dentro da unidade de saúde. Além disso, o encontro também deu orientações e fortaleceu o diálogo com as famílias e crianças.

A atuação desses profissionais que realizam ações educativas nas creches e escolas faz parte do Programa de Saúde nas Escolas, que amplia a atenção à saúde de toda família.

“O adoecimento por doenças infecciosas e parasitárias como a pediculose e escabiose é uma realidade em territórios vulnerabilizados e um desafio para atenção à saúde. Apesar de gerarem sofrimento e demandar cuidados específicos, essas doenças tendem a ser quase naturalizadas como parte das doenças da infância”, contou a professora do curso de enfermagem da UFF, polo Rio das Ostras, Hayda Alves.

A professora também é responsável por estágios de enfermagem que ocorrem na ESF do Âncora e Clínica da Família.

PEDICULOSE – A Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

ESCABIOSE – A Escabiose ou Sarna é uma doença de pele contagiosa que provoca muita coceira, causada por um ácaro minúsculo. A sarna é contagiosa e se espalha rapidamente por meio do contato físico nas famílias, escolas ou casas de repouso.

O sintoma mais comum da sarna é a coceira intensa na área onde os ácaros se agrupam.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

As oficinas fazem parte de um conjunto de ações educativas desenvolvidas pela Unidade de Saúde da Família do Âncora, em parceria com Universidade Federal Fluminense – UFF Rio das Ostras, e outros parceiros, como um grupo de mulheres que trabalham com ervas e plantas medicinais como o GT – Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar e a Energia das Pérolas de Rio das Ostras.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.