Secretaria de Saúde lança Agenda para Gestante

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras lançou no dia 15 de setembro, sexta-feira, mais um instrumento de trabalho que tem como objetivo humanizar o atendimento das gestantes do município – a Agenda da Gestante.

Estiveram presentes no lançamento no auditório do Centro de Saúde a assistente administrativa da secretaria de Saúde, Dra. Tânia Manhães; a diretora dos Programas de Saúde, Dra. Ana Cristina Guerrieri; a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Adriana Moutinho; e representantes de 10 unidades de saúde do município. A apresentação da Agenda da Gestante foi feita pela coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Andréa Vianna, que mostrou as informações contidas no novo instrumento de trabalho que foi entregue com o novo Cartão da Gestante, que segue os padrões da agenda e serve para anotar passo a passo as consultas do pré-natal.

A Agenda traz informações sobre a gestação e será distribuída às grávidas atendidas pelas unidades de saúde do município, com o objetivo de complementar as informações dadas pelos médicos durante o pré-natal. Ela é oferecida pelo Programa Saúde da Mulher de Rio das Ostras e funciona como uma espécie de cartilha, com orientações mês a mês sobre a gravidez. Além da mulher também poder registrar momentos especiais de sua gestação. Com linguagem simples e um visual bonito, a agenda traz dicas de saúde física e mental, beleza, sexo, preparação para a chegada à maternidade e informações sobre o parto e o período pós-parto.

Segundo informações do Programa de Saúde da Mulher, hoje existem 691 gestantes cadastradas e sendo acompanhadas pelos profissionais da rede municipal de saúde.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.