Rio das Ostras melhora remuneração dos médicos da rede municipal

Médicos plantonistas e de ambulatório têm adicional para atrair e manter profissionais no município

Para garantir a melhoria dos serviços de saúde prestados à população e manter um quadro técnico de qualidade, a Prefeitura de Rio das Ostras concedeu,a partir deste mês, uma gratificação a médicos plantonistas, do Hospital Municipal e Pronto-Socorro, e que atendem nas unidades básicas de saúde. Vão receber o adicional profissionais que atenderem a critérios de eficiência, eficácia e assiduidade.

O objetivo da Administração Municipal é equiparar a remuneração dos médicos da rede à média salarial da região. Com isso, o Município espera manter os bons técnicos na rede pública e enfrentar o desafio de ampliar os serviços de saúde para fazer frente ao grande crescimento populacional de Rio das Ostras, o maior do Brasil, segundo o IBGE.

“Entendo a importância de cada profissional de saúde, assim como de todos os servidores do Município. Meu desejo era proporcionar gratificação a todos; porém, o aumento dos gastos públicos tem de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impossibilita que outras áreas sejam beneficiadas neste momento. O déficit de médicos é muito grande e a situação precisava de uma solução urgente, para assegurarmos um atendimento de saúde de qualidade para a população. Nossos investimentos sempre foram feitos de forma responsável, priorizando o cidadão”, disse o prefeito Carlos Augusto.

De janeiro de 2010 até o momento, a cidade já perdeu mais de 250 médicos que, em busca de melhor remuneração, pediram exoneração ou não se apresentaram. Das especialidades com maior déficit estão clínicos gerais, dos quais pelo menos 32 deixaram a rede, e pediatras, desses, mais de 35 não assumiram o cargo ou pediram exoneração. O Município ainda perdeu cerca de 20 cirurgiões, 26 socorristas e pelo menos 21 ginecologistas obstetras.

E os números na rede de saúde da cidade aumentam a cada dia.  Em 2004, a maternidade do Hospital realizou 28 atendimentos a gestantes e em 2011 deverá realizar, ao todo, 12 mil atendimentos às grávidas – com uma média de 150 partos por mês. O Pronto-Socorro chega a atender a 12 mil pessoas por mês, sendo que cerca de 35% desses atendimentos é destinado a pacientes de fora do município.

A empregada doméstica Cláudia Miranda, moradora do Recanto, já utilizou os serviços do Pronto-Socorro, do Hospital Municipal e é atendida no posto de saúde do bairro. Segundo ela, é justo aumentar a remuneração dos médicos. “Acho que eles merecem. A cidade está muito cheia e eles atendem a muita gente. Se falta médico, o atendimento é ruim e devagar. Quem perde é a população”, opinou a moradora.

MELHOR REMUNERAÇÃO- A gratificação varia de 15% a 50% sobre o salário básico, dependendo da escala de plantão do médico e, no caso dos profissionais de ambulatório, dos serviços prestados. O adicional está condicionado a critérios de eficiência e capacidade de atingir metas coletivas e prioritárias. Além disso, no caso de faltas seguidas, mesmo justificadas, os profissionais perderão o direito ao adicional.

Com a gratificação, o vencimento dos médicos de Rio das Ostras se equipara, e em alguns casos até supera, a remuneração dos profissionais da Região. Como exemplo, os médicos de ambulatório que têm direito a 20% de gratificação, e trabalham 20 horas semanais, chegarão a receber mais de R$ 2.800 por mês. Esse valor é igual ou superior aos vencimentos oferecidos aos médicos das redes municipais de cidades como Casimiro de Abreu, Búzios, Macaé, Cabo Frio e Araruama.

Os médicos que fazem plantão 24 horas e trabalham durante os finais de semana, receberão, em média, R$ 5 mil mensais, igualando-se às remunerações em municípios como Casimiro de Abreu, Quissamã e Macaé.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.