Rio das Ostras está entre as cidades de alto nível de desenvolvimento do Estado

Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico Municipal foi divulgado essa semana. Cidade subiu do 17º para 9º lugar

A Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, órgão mais importante na promoção da indústria e dos investimentos estaduais, divulgou nesta semana o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Rio das Ostras foi um dos destaques, subindo da 17ª para a 9ª colocação no ranking do IFDM, enquanto a grande maioria das cidades fluminenses reduziu seu índice ou não atingiu o IFDM superior a 0,8 – que significa alto nível de desenvolvimento. Somente nove cidades do Estado atingiram esse grau de excelência.

            Como base de comparação, a instituição leva em conta os números de Emprego e Renda, Educação e Saúde municipais. No IFDM divulgado, referente ao ano de 2007, a cidade conseguiu ainda outra importante posição, subindo da 484º lugar para o 207º município com mais desenvolvimento do Brasil. Todos os dados são obtidos junto ao Governo Federal.

            Segundo a avaliação da Firjan, o índice de Emprego e Renda em Rio das Ostras subiu de 0,5181, em 2000, para 0,7296, no ano base da pesquisa. O número leva em conta a geração de emprego formal e os salários médios dos empregados.

            Jeferson Mendonça, de 42 anos, comemora o atual emprego, conquistado graças aos cursos gratuitos de Cozinha Marítima e Cozinha Industrial, além das qualificações em Salvatagem e Espaço Confinado, oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Senai.

            “Eu me sinto realizado; passei a ganhar um salário duas vezes maior do que tinha na outra empresa. Nunca teria condições de pagar por esses cursos, só os de Salvatagem e Espaço Confinado custam quase R$ 2 mil. E pretendo me aperfeiçoar ainda mais”, disse Jeferson, que atua na área de Cozinha Marítima e Industrial em uma prestadora de serviço para Petrobras.

            QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – O aumento do emprego formal e dos salários está diretamente ligado aos investimentos em qualificação profissional em Rio das Ostras. A Prefeitura de Rio das Ostras implantou, no início de 2007, o Programa Municipal de Qualificação Profissional, que já ofereceu 9.430 vagas em cursos gratuitos nas áreas de indústria, comércio, serviço, informática e construção civil. Para complementar o programa, a Prefeitura inaugurou, também naquele ano, o Centro Municipal de Qualificação Profissional na Zona Especial de Negócios (ZEN). Atualmente, estão abertas 80 vagas para cursos do Educa Mais, projeto de Educação Continuada do Sesi e até o fim do ano devem ser disponibilizadas mais 900 vagas.

            O Programa Municipal de Qualificação Profissional tem o objetivo de preparar os moradores da cidade para o mercado de trabalho e já promoveu mais de 50 cursos em diferentes áreas, como Soldagem, Elétrica industrial, Informática, Mecânica, Refrigeração, Caldeiraria, entre vários outros. Todos são certificados pelo Sesi, Senai, Senac, IFF (antigo Cefet), ou pelo Município.

            Catiane de Oliveira, 32 anos, conta com um currículo invejável porque soube aproveitar as oportunidades de qualificação gratuitas oferecidas pela Prefeitura. Catiane cursou aulas de Informática Administrativa, Manutenção de Redes de Computadores, Dinâmica de Departamento Pessoal e de Assistente Administrativo. “Estava desempregada e os cursos me ajudaram a conseguir um emprego e também a melhorar minha autoestima. Utilizo esses conhecimentos no meu trabalho e penso em fazer faculdade”, afirma satisfeita Catiane, hoje trabalhando na área financeira de uma empresa de transporte.

            No Centro Municipal de Qualificação Profissional funciona um completo laboratório de informática, modernas salas de aula, dotadas de equipamentos de última geração, Centro de Treinamento em Estética e auditório com capacidade para 60 pessoas.

            O programa se desenvolveu ainda mais com a criação do Auxílio-Qualificação, que tem o objetivo de ressarcir gastos com transporte, alimentação e materiais didáticos.

            MAIS CURSOS – Uma parceria entre o Sesi Macaé e Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, está disponibilizando 80 vagas em três cursos gratuitos: Atualização em Língua Portuguesa, Inglês Básico e Aprenda a Clicar. As inscrições poderão ser feitas desta quinta-feira, 30, até o dia 8 de outubro.

            EDUCAÇÃO – Na área de Educação, o índice da Firjan elevou Rio das Ostras de 0,7975, em 2006, para 0,8386, em 2007. A instituição avaliou a taxa de matrícula na educação infantil, de abandono, distorção idade-série, docentes com nível superior, média de horas-aula diárias e o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), medido pelo MEC.

            SAÚDE – Acompanhando a trajetória do município desde 2000, quando o índice em Saúde era 0,7564, a Firjan avaliou o aumento do número de consultas no Pré-Natal e a redução da mortalidade infantil no período, elevando o índice para 0,8485, em 2007.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.