Ostrinha na Floresta é iniciado em Rio das Ostras

Alunos de escolas municipais participam de caminhadas em áreas de preservação ambiental

Um grupo de 40 alunos da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, participou na segunda-feira, dia 16, do início das atividades do Projeto Ostrinha na Floresta. Os estudantes fizeram uma caminhada pela trilha interpretativa da Reserva Biológica União (Rebio), acompanhados pela equipe do Departamento de Proteção Ambiental (Depa) da Secretaria de Guarda e Trânsito e guiados pelas biólogas Aline Oliveira e Suzy Rodrigues, do Núcleo de Educação Ambiental da Rebio.

– A idéia é que os estudantes conheçam as áreas de preservação do município e se tornem multiplicadores dos conhecimentos entre os outros alunos da escola. No final do ano, vamos fazer uma seleção entre os participantes e promover um dia na mata, com tirolesa, pista de obstáculos e outras manobras – explicou o diretor do Depa, Sargento Rangel.

Para Geise Ribeiro Lima, de 12 anos, aluna da 7ª série, o projeto é uma oportunidade de conhecer melhor a natureza.

– Acho que é interessante porque conhecemos várias coisas. Gosto muito da natureza e precisamos dela para viver – diz a estudante.

O Ostrinha na Floresta é realizado pelo Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Guarda e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, e vai atender alunos de 5ª a 8ª série das escolas municipais com caminhadas em áreas de preservação.

A Rebio é uma Unidade de Conservação do grupo de proteção integral e se estende pelos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, em uma área de 3.126 hectares de Mata Atlântica. A reserva abriga uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado, sendo de fundamental importância para a conservação desta espécie, que está em extinção.

EXPEDIÇÃO AMBIENTAL – Nos próximos dias 23 e 26 de abril, o Ostrinha na Floresta promoverá uma Expedição Ambiental com dois professores de cada escola municipal de 5ª a 8ª série para que se tornem multiplicadores em seus colégios. A atividade com os educadores será realizada na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) de Itapebussus, Rebio e Serra da Careta.

Com os estudantes, a próxima atividade do Ostrinha será no próximo dia 10 de maio, com outros alunos da Escola Marinete.

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.