I Encontro de Articulação de Redes de Serviços

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras promoveu na quinta-feira, dia 7, o I Encontro de Articulação de Redes de Serviços de Rio das Ostras.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação de representantes de entidades assistenciais, órgãos governamentais e não-governamentais do município, além de professores e alunos do curso de Serviço Social da UFF (Universidade Federal Fluminense) em Rio das Ostras.

Durante o evento, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, explicou como funciona o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e falou sobre a implantação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Rio das Ostras.

– A assistência social é um trabalho integrado entre as instituições do município. Este é apenas o primeiro encontro de articulação e mobilização para que todos tenham conhecimento do SUAS e também para estreitar ainda mais o contato com as instituições do município – disse Márcia Almeida.

No início de 2007, entra em funcionamento o CRAS de Rio das Ostras. O órgão vai funcionar na antiga sede da Secretaria de Bem-Estar Social, no Jardim Mariléa, e vai oferecer serviços de apoio às famílias como acompanhamento social e encaminhamento para a rede de serviços, entre outros.

A secretária também falou sobre o Caderno de Recursos, que vai reunir informações sobre as instituições do município que prestam diversos tipos de serviços sociais.

O prefeito Carlos Augusto falou sobre as ações da Prefeitura na área social e na melhora da qualidade de vida da população do município.

– Nosso governo tem um projeto social que contempla a todos. Além dos projetos sociais, as obras de infra-estrutura também melhoram a qualidade de vida da população. Queremos fazer com que os cidadãos sejam incluídos no progresso da nossa cidade – ressaltou Carlos Augusto.

O encontro contou ainda com uma apresentação do Coral Expressom, formado por crianças e adolescentes do CIC I (Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira). A assistente social Flávia Vicente, da Secretaria de Bem-Estar Social, explicou aos participantes do evento como funciona o CRAS e a professora do curso de Serviço Social da UFF, Cristina Brito, fez uma palestra sobre “Articulação de Redes e Ética Profissional”.

O evento contou ainda com a participação do subsecretário estadual de Governo, Eliel Almeida Ribeiro; da secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira; do subsecretário de Guarda e Trânsito, Paulo César Rodrigues; da diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho; e da juíza titular da 1ª Vara Federal de Macaé, Angelina de Siqueira Costa.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.