Curso de Tecelagem forma primeira turma em Rio das Ostras

No último dia 5, formou-se a primeira turma do Curso de Tecelagem Artesanal, que treinou multiplicadores responsáveis por levar a técnica aos moradores de Rio das Ostras. O objetivo da iniciativa da Emater-RJ, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, é que a tecelagem possa se tornar, além de uma atividade artística, uma alternativa de renda para a comunidade.

 

Na formatura estavam presentes os secretários de Bem-Estar Social, Márcia Almeida – que representou o prefeito Carlos Augusto na cerimônia –, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, e de Planejamento, Rosemarie Teixeira, além do extensionista social da Emater-RJ, Marcos Peruzzi e do instrutor Elson Reis Rodrigues, que foi homenageado pelos alunos.

O curso, que teve início dia 20 de novembro, foi oferecido gratuitamente. Os alunos aprenderam a produzir peças como bolsas, tapetes, redes, adereços etc. com os teares manuais. Eles foram qualificados a oferecer à comunidade uma alternativa de renda, tanto na área rural quanto na cidade, principalmente para pessoas que necessitem trabalhar em casa, como mulheres com filhos e portadores de necessidades especiais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, as peças de tear também devem incrementar as atividades e a renda dos moradores da área rural de Rio das Ostras. O tear permite a utilização, por exemplo, da fibra de bananeira como matéria prima, que pode ser conseguida com facilidade e sem custo. Os produtos serão comercializados no Circuito Eco-Rural de Rio das Ostras para turistas e moradores da cidade.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.