I Encontro de Articulação de Redes de Serviços
Durante o evento, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, explicou como funciona o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e falou sobre a implantação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Rio das Ostras.
– A assistência social é um trabalho integrado entre as instituições do município. Este é apenas o primeiro encontro de articulação e mobilização para que todos tenham conhecimento do SUAS e também para estreitar ainda mais o contato com as instituições do município – disse Márcia Almeida.
No início de 2007, entra em funcionamento o CRAS de Rio das Ostras. O órgão vai funcionar na antiga sede da Secretaria de Bem-Estar Social, no Jardim Mariléa, e vai oferecer serviços de apoio às famílias como acompanhamento social e encaminhamento para a rede de serviços, entre outros.
A secretária também falou sobre o Caderno de Recursos, que vai reunir informações sobre as instituições do município que prestam diversos tipos de serviços sociais.
O prefeito Carlos Augusto falou sobre as ações da Prefeitura na área social e na melhora da qualidade de vida da população do município.
– Nosso governo tem um projeto social que contempla a todos. Além dos projetos sociais, as obras de infra-estrutura também melhoram a qualidade de vida da população. Queremos fazer com que os cidadãos sejam incluídos no progresso da nossa cidade – ressaltou Carlos Augusto.
O encontro contou ainda com uma apresentação do Coral Expressom, formado por crianças e adolescentes do CIC I (Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira). A assistente social Flávia Vicente, da Secretaria de Bem-Estar Social, explicou aos participantes do evento como funciona o CRAS e a professora do curso de Serviço Social da UFF, Cristina Brito, fez uma palestra sobre “Articulação de Redes e Ética Profissional”.
O evento contou ainda com a participação do subsecretário estadual de Governo, Eliel Almeida Ribeiro; da secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira; do subsecretário de Guarda e Trânsito, Paulo César Rodrigues; da diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho; e da juíza titular da 1ª Vara Federal de Macaé, Angelina de Siqueira Costa.