Festival de Dança completa 10 anos (…)

Festival de Dança de Rio das Ostras completa 10 anos com edição comemorativa

Academias premiadas e companhias consagradas foram convidadas para mostra, que acontece entre os dias 19 e 22

Uma edição comemorativa marca os 10 anos do Festival de Dança de Rio das Ostras, que será realizado entre os dias 19 e 22 deste mês. O evento não terá caráter competitivo dessa vez e vai reunir academias de diferentes cidades fluminenses e representante de Minas Gerais, todas vencedoras de edições passadas do festival. Participações especiais dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, e das consagradas companhias Focus, Nós da Dança e Renato Vieira Cia. de Dança fecham cada uma das noites no Teatro Popular. Apresentações na Concha Acústica da Praça São Pedro e aulas com bailarinos convidados no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro completam a programação.

“Para marcar os 10 anos do festival, decidimos não realizar a mostra competitiva e optamos por um evento comemorativo. Outro diferencial será a mesa-redonda, com a participação de pessoas ligadas à dança nacional, na qual discutiremos os rumos das próximas edições do Festival de Rio das Ostras, que já está consagrado no País”, afirma a bailarina e coreógrafa Regina Sauer, coordenadora técnica do evento, uma realização da Fundação de Cultura da cidade.

Programação – O festival deste ano será aberto às 19h da quinta-feira, dia 19, no Teatro Popular de Rio das Ostras, com apresentação do pas-de-deux de Don Quixote por Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, solistas do Municipal do Rio. Em seguida sobem ao palco escolas de dança convidadas. Os dois bailarinos do Municipal também encerram a noite com pas-de-deux do balé Floresta Amazônica.

Na sexta-feira, dia 20, o festival começa no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro com as seguintes aulas: Dança Contemporânea, das 10h às 11h30, com Alex Neorel; História da Dança, das 11h30 às 13h, com Eliana Caminada; Dança Moderna, das 13h às 14h30, com Regina Sauer. A partir das 15h haverá a mesa-redonda que vai debater a trajetória e novas perspectivas do festival de dança.

A programação da sexta-feira continua no Teatro Popular, a partir das 19h, com escolas de dança convidadas e, encerrando a noite, a Focus Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Quase Uma”, com coreografias de Alex Neorel.

Uma batalha de Street Dance Mano a Mano anima a Concha Acústica no sábado, dia 21, das 13h às 17h. As disputas serão nas modalidades Brake Dance e Hip Hop Dance, com mediação do bailarino e coreógrafo Ary Cordeiro. A programação, no entanto, começa mais cedo, com aulas de Street Dance comandadas por Cordeiro, das 10h às 11h30; Dança de Salão com Cleide Souza, das 11h30 às 13h e Percussão Corporal com Adriana Salomão, das 13h às 14h30.

Na noite de sábado, a partir das 19h, o Teatro Popular recebe, além das escolas de dança convidadas, o espetáculo “Bossa Nova” da Companhia Nós da Dança, com coreografias de Regina Sauer.

O último dia do evento também vai contar com aulas no Centro de Formação Artística: Balé Clássico, das 10 às 11h30, com Paulo Rodrigues; Jazz, com Caio Nunes, das 11h30 às 13h; Criação Coreográfica, das 13h às 14h30, com Renato Vieira. No Teatro Popular, a partir das 19h, escolas de dança convidadas sobem ao palco. O espetáculo “Ritornelo”, da Renato Vieira Cia. de Dança, encerra a edição 2009 do festival.

Serviço:

Teatro Popular de Rio das Ostras – Avenida Amazonas s/nº –  Centro

Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro – Praça José Pereira Câmara, s/nº – Centro

Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro

Entrada franca. Para participar das aulas de dança é preciso fazer inscrição meia hora antes do início, no Centro de Formação.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.