Fórum reúne dirigentes de Educação de 75 cidades

Fórum reúne dirigentes de Educação de 75 cidades fluminenses em Rio das Ostras

Secretários de Educação e outras lideranças do setor de 75 cidades fluminenses estiveram reunidos de quarta a sexta-feira, dias 10, 11 e 12 de maio, em Rio das Ostras.

Com cerca de 200 participantes, o 49º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Vilarejo Praia Hotel, foi palco de discussões de políticas educacionais e de projetos.

“O fórum foi uma oportunidade para que os representantes dos municípios presentes pudessem trocar experiências, expor as dificuldades e procurar soluções já experimentadas e bem-sucedidas. Foi muito produtivo para todos”, avalia a secretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Paixão.

Na programação do fórum, além de palestras com especialistas, houve momentos culturais e visitas a estabelecimentos de ensino. “Todos os participantes do fórum tiveram a oportunidade de conhecer as nossas escolas e ficaram encantados não apenas com a estrutura dos prédios, mas também com o trabalho desenvolvido por nós”, conta Maria Lina.

Confirmando a vocação para receber bem os visitantes, Rio das Ostras encantou os educadores.  No dia 11, a Fundação Rio das Ostras de Cultura presenteou a todos os participantes do fórum com uma brilhante apresentação da Orquestra de Cordas Kuarup, no Teatro Popular Municipal. No dia 12, o programa incluiu visita aos Costões Rochosos, Parque dos Pássaros, Praça da Baleia e APA da Lagoa de Iriry. Duas biólogas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca acompanharam o grupo, dando informações sobre as reservas naturais do município.

Programação – No primeiro dia do fórum, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com o apoio da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, o programa incluiu a apresentação do coral Vozes do Leripe, formado por alunos da rede municipal. Os participantes assistiram também à palestra “Currículo por Competência”, ministrada pela coordenadora educacional do Senac-Rio, professora Wilma Bulhões, seguida por um debate e coquetel.

No segundo dia, o fórum começou com uma exposição sobre os trabalhos e objetivos da Undime. O programa teve prosseguimento com duas palestras. A primeira, sobre “Operacionalização do Censo Escolar 2006”, foi feita pela diretora de estatísticas da Educação Básica do Instituto de Informações, Pesquisas e Estatísticas Educacionais (INEP), Maria Inês Gomes de Sá Pestana. Com o tema “Escola de Qualidade para Todos”, a segunda palestra ficou por conta do professor Cândido Alberto Gomes, da Universidade Católica de Brasília (UCB), com especialização em Sociologia e Antropologia da Educação. O evento foi concluído no dia 12 com a palestra “Cidade Educadora”, apresentada pela professora Lucila Martinez, mestre em Biblioteconomia e Informação.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.