Escritores riostrenses são homenageados

Escritores riostrenses são homenageados durante encontro literário realizado no Peru
 
Selma Rocha é eleita embaixatriz dos poetas latino-americanos no Brasil

Dois poetas riostrenses, membros da Fundação Rio das Ostras de Cultura, foram os únicos brasileiros homenageados durante o encontro literário realizado em Cusco, no Peru, de 26 a 30 de abril, pela Asolapo – Associação Latino- Americana de Poetas. Durante o evento, que contou com a presença de delegações de 12 países do continente americano, a poetisa, escritora, jornalista Selma Alves da Rocha foi nomeada embaixatriz da Asolapo no Brasil.

O outro escritor de Rio das Ostras homenageado foi João Machado Evangelho, diretor do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro. A Asolapo, que comemorou 22 anos de fundação, condecorou os poetas riostrenses com a "Inti de Oro", medalha do Verso Imortal em reconhecimento à inspiração universal.

A premiação, de cunho internacional, aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Cultura, na cidade de Cusco, com a presença de delegações do Chile, Argentina, Uruguai, El Salvador, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, México, Brasil, Estados Unidos e de representantes de vários estados do Peru.

Selma Rocha recebeu em solenidade oficial a sua credencial de Embaixatriz da Asolapo no Brasil, a qual permite aos poetas acesso livre aos países membros da instituição. A cerimônia aconteceu no altar da Catedral de San Blas, em Cusco, após seu juramento e a bênção recebida do bispo da cidade.

 

Literatura e Memória – A Fundação Rio das Ostras de Cultura também recebeu homenagem da Associação Latino-Americana de Poetas através de sua presidente, Luz Samanez Paz, em reconhecimento ao projeto Rio das Ostras Literatura e Memória. Trata-se de uma coleção que reúne obras literárias e pesquisas históricas de artistas riostrenses publicadas pela Fundação de Cultura. Por unanimidade, foi acalmado como um projeto pioneiro em toda a América Latina.

          – Parabenizo Rio das Ostras e a Fundação de Cultura pela iniciativa de promover a cultura literária, dando oportunidade aos escritores locais de verem os seus trabalhos publicados – declarou a presidente da Asolapo.

Selma Rocha agradeceu a homenagem acrescentando que Rio das Ostras é o único município no interior do Estado do Rio de Janeiro a praticar uma política de incentivo à cultura. "A Prefeitura dá total apoio às ações da Fundação Rio das Ostras de Cultura na realização do trabalho de formação de identidade cultural da cidade e de sua população através do resgate da memória", afirmou.

João Evangelho agradeceu a Fundação Rio das Ostras de Cultura por aceitar o convite da Asolapo para participar do encontro no Peru e destacou a importância do papel da Associação na unificação das Américas.  

Os poetas riostrenses convidaram os presentes no evento peruano a participar do I Encontro Latino-Americano de Poesia de Rio das Ostras, de 11 a 15 de julho, onde estarão reunidos poetas de todo o Brasil.

Em solenidade oficial no auditório da Câmara Municipal de Wanchaq, todos os poetas participantes do evento foram agraciados com o título de cidadão cusquenho e hóspedes ilustres da cidade de Cusco.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.