Escritores riostrenses são homenageados
Escritores riostrenses são homenageados durante encontro literário realizado no Peru
Selma Rocha é eleita embaixatriz dos poetas latino-americanos no Brasil
O outro escritor de Rio das Ostras homenageado foi João Machado Evangelho, diretor do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro. A Asolapo, que comemorou 22 anos de fundação, condecorou os poetas riostrenses com a "Inti de Oro", medalha do Verso Imortal em reconhecimento à inspiração universal.
A premiação, de cunho internacional, aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Cultura, na cidade de Cusco, com a presença de delegações do Chile, Argentina, Uruguai, El Salvador, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, México, Brasil, Estados Unidos e de representantes de vários estados do Peru.
Selma Rocha recebeu em solenidade oficial a sua credencial de Embaixatriz da Asolapo no Brasil, a qual permite aos poetas acesso livre aos países membros da instituição. A cerimônia aconteceu no altar da Catedral de San Blas, em Cusco, após seu juramento e a bênção recebida do bispo da cidade.
Literatura e Memória – A Fundação Rio das Ostras de Cultura também recebeu homenagem da Associação Latino-Americana de Poetas através de sua presidente, Luz Samanez Paz, em reconhecimento ao projeto Rio das Ostras Literatura e Memória. Trata-se de uma coleção que reúne obras literárias e pesquisas históricas de artistas riostrenses publicadas pela Fundação de Cultura. Por unanimidade, foi acalmado como um projeto pioneiro em toda a América Latina.
– Parabenizo Rio das Ostras e a Fundação de Cultura pela iniciativa de promover a cultura literária, dando oportunidade aos escritores locais de verem os seus trabalhos publicados – declarou a presidente da Asolapo.
Selma Rocha agradeceu a homenagem acrescentando que Rio das Ostras é o único município no interior do Estado do Rio de Janeiro a praticar uma política de incentivo à cultura. "A Prefeitura dá total apoio às ações da Fundação Rio das Ostras de Cultura na realização do trabalho de formação de identidade cultural da cidade e de sua população através do resgate da memória", afirmou.
João Evangelho agradeceu a Fundação Rio das Ostras de Cultura por aceitar o convite da Asolapo para participar do encontro no Peru e destacou a importância do papel da Associação na unificação das Américas.
Os poetas riostrenses convidaram os presentes no evento peruano a participar do I Encontro Latino-Americano de Poesia de Rio das Ostras, de 11 a 15 de julho, onde estarão reunidos poetas de todo o Brasil.
Em solenidade oficial no auditório da Câmara Municipal de Wanchaq, todos os poetas participantes do evento foram agraciados com o título de cidadão cusquenho e hóspedes ilustres da cidade de Cusco.
FONTE: SECOM – PMRO.