Alunos da Educação Inclusiva de Rio das Ostras são beneficiados com aulas de natação

Curso realizado na Casa da Educação ainda tem vagas disponíveis

Considerada um dos esportes mais completos, a natação ajuda no desenvolvimento psicológico, social e motor dos alunos com necessidades educacionais especiais.

A atividade beneficia desde os hiperativos até os portadores de deficiências múltiplas e está sendo oferecida, gratuitamente, na Casa da Educação de Rio das Ostras. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã e à tarde, e ainda há vagas disponíveis.

– A natação é fundamental para o desenvolvimento harmonioso de qualidades físicas, psicológicas e sociais nos alunos com necessidades especiais. A água é um relaxante muscular e amplia a capacidade motora das crianças. Tudo isso ajuda a aumentar a auto-estima – explica a professora de Educação Física, Clara Barcelos Olive, responsável pelas aulas.

Para atender melhor os alunos, cada turma pode ter no máximo oito participantes. Existem turmas para os hiperativos e os que têm problemas respiratórios, limitações físicas, mentais, auditivas, visuais e múltiplas. O objetivo é dar uma assistência individualizada e, além da professora Clara, os estudantes contam com a atenção de estagiários de Educação Física.

Alunos como Liandra Cândido, de 8 anos, do Complexo Educacional Antônio Ceroni, e Bruno Henrique Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Professora América Abdalla, são alguns dos   beneficiados pela iniciativa.

– A minha filha tinha necessidade de praticar natação, por indicação médica, e eu não tinha condições de pagar as aulas – afirma Lúcia Benjamim Cândido, mãe de Liandra.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 2760-9671 ou na Casa da Educação, que fica na Rua Araruama, 86, no Centro.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.