Cooperativa de padeiros gera renda em Rio das Ostras

A partir dos conhecimentos adquiridos em um curso de qualificação promovido pela Secretaria de Bem-Estar Social, um grupo de 20 trabalhadores do município montou uma cooperativa de padeiros, com o objetivo de gerar renda para suas famílias.

A Secretaria cedeu uma tenda para o grupo durante o XII Encontro Nacional de Motociclistas, realizado na semana passada, para ajudar a divulgar a cooperativa,. Durante os quatro dias do evento, os trabalhadores venderam diversos tipos de doces e salgados e tiveram um faturamento de R$ R$ 1.831. Deste valor, 80% serão usados na produção da cooperativa e 20% divididos entre os integrantes.

 

A renda obtida é dos cooperativados para que possam reinvestir no negócio. A Prefeitura ajuda fornecendo o primeiro material e cedendo o espaço para a comercialização – diz a diretora de Programas Sociais da Secretaria, Cláudia Marques Monteiro, acrescentando que os trabalhadores também irão vender os produtos na Festa da Cidade, entre os dias 7 e 15 de abril.

O curso de padeiro é promovido pela Secretaria de Bem-Estar Social, em parceria com o Renascer da Terceira Idade, e faz parte do Projeto Começar de Novo, que auxilia desempregados que precisam de qualificação profissional para voltar ao mercado de trabalho ou ter uma fonte de renda.

 

Todas as pessoas que participaram do curso são cadastradas no Banco de Empregos e estavam desempregadas. O Curso de Padeiro tem duração de um mês e meio e já formou 30 alunos, em duas turmas. Parte desses alunos formaram a cooperativa, que está em processo de legalização e conta com o apoio da Secretaria de Bem-Estar Social, do Renascer da Terceira Idade, que cedeu o espaço para a sede da cooperativa, e da Casa de Apoio Beija-Flor, oferecendo assistência jurídica para a regularização da entidade.

– Estava desempregada, fiz o curso e agora tenho uma renda própria – diz a presidente da cooperativa, Glória Marinho.

 

A cooperativa produz salgados, doces, pizzas e tortas, entre outros produtos. As encomendas podem ser feitas pelo telefone (22) 8803-8828 (Glória).

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.