Uso de biolarvicida contribui para controle da dengue

Com a epidemia da doença no Rio, município é apontado por grandes jornais do País como exemplo de sucesso

Em uma visão pioneira, Rio das Ostras tornou-se um dos poucos municípios do país a testar o biolarvicida BT-horus no combate à Dengue. Como resultado, a cidade tornou-se referência no País, na prevenção da doença, e ganhou matérias em grandes jornais brasileiros, como O Globo e O Estado de São Paulo.

A cidade utiliza há três anos o produto desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e tem conseguido bons resultados. No entanto, o chefe da Vigilância Sanitária Leônidas Heringer, explica que o êxito do município do combate à doença deve-se a um trabalho completo realizado pela Prefeitura.

"Atuamos em 100% de cobertura no município, com visitas regulares aos 60 mil imóveis, utilização de carro fumacê e um trabalho efetivo de educação em saúde", afirma Leônidas. O departamento de vigilância sanitária, da Secretaria de Saúde, conta ainda com uma equipe que atua em casos especiais, como locais de difícil acesso e com reincidência do foco de mosquito, onde é importante conscientizar o morador.

Rio das Ostras registra baixo índice de notificação da doença, foram 14 notificações em 2008 e, desde agosto de 2007, um só caso foi confirmado no município.

Participação da comunidade – Leônidas Heringer destaca que a participação de cada morador é essencial para o controle da dengue. Segundo o material coletado pela vigilância sanitária durante as visitas, 92% das amostras de larva estavam dentro das residências ou no quintal das casas.

"Existe uma preocupação das pessoas com terrenos alagados ou poças d´água, mas esses não são criadouros do mosquito da dengue.", explicou o biólogo.

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.