Teatro popular de Rio das Ostras destaca cultura afro-brasileira

Projeto “Quando toca o Tambor” acontece entre os dias 8 e 10 de outubro com mostras artísticas e mesa de discussão

“Quando toca o tambor” é o próximo espetáculo apoiado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura entre os dias 8 e 10 de outubro. Grupos locais e do Rio de Janeiro apresentam ao público a capoeira de raiz, o maculelê e mitos surgidos pela cultura afro-brasileira. Os shows estão marcados para as 20h30 no Teatro Popular com entrada gratuita.

Entre as apresentações estão o prata da casa, Grupo Cria e a capoeira do Mestre Mistério. O Coletivo Muanes Dança Teatro, da capital fluminense, executa a montagem “Mamiwata”.

Na quarta-feira, 9, uma mesa de debate reunirá profissionais do meio acadêmico, artistas, universitários e cidadãos envolvidos com a promoção da cultura afro. O encontro está previsto para as 10h, na UFF, no Polo Universitário de Rio das Ostras, no bairro Terra Firme, com a participação de professores doutores, com profundo conhecimento do tema.

PROGRAMAÇÃO – No dia 8 de outubro, terça-feira, o evento será aberto pela apresentação da capoeira do Mestre Mistério e outras performances. Em seguida, o grupo Coletivo Muanes Dança Teatro apresenta o Mamiwata. Na quarta, 9, o grupo Cria, dirigido pela atriz Cláudia Byspo, apresenta o “Eu Negra”, seguida do grupo Muanes. Quinta, dia 10, o Cria mostra seu segundo espetáculo com o título “Eu sei que vou por aí”. A noite será fechada pela apresentação do Muanes.

MAMIWATA – Uma apresentação que aborda estéticas da dramaturgia do corpo e do universo mítico de Mamiwata, uma mulher/peixe. A apresentação se baseia em uma coreografia com sucessivos deslocamentos e justaposições.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.