Teatro Municipal Joel Barcellos recebe espetáculo infantil: “Os Tapetes Contadores de Histórias”

Teatro Municipal Joel Barcellos recebe espetáculo infantil: “Os Tapetes Contadores de Histórias”

Translator

 

A criançada pode comemorar porque no próximo domingo, dia 26, tem peça infantil no Teatro Municipal Joel Barcellos: “Os Tapetes Contadores de Histórias”, com sessão gratuita a partir das 16h. A distribuição de senha para garantir o ingresso será feita uma hora antes da sessão, a partir das 15h.

 

Com seus tapetes tridimensionais, pergaminhos bordados, livros e painéis feitos à mão, o Grupo “Os Tapetes Contadores de Histórias” convida os pequenos a uma viagem pelo mundo por meio das histórias. São belos contos da literatura infantil que nos levam para mundos imaginados, compartilhando consciência e esperança.

 

Há 25 anos, o grupo carioca “Os Tapetes Contadores de Histórias” costura e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas.

 

Pioneiro no país na produção de cenários têxteis para narrativas orais, o grupo tem desenvolvido uma linguagem de narração artística singular, tornando-se referência internacional na pesquisa sobre as intersecções entre texto e têxtil, e diálogos entre literatura e artesanato.

 

ACERVO – Ao longo de duas décadas, o grupo construiu um acervo de mais de 100 cenários costurados, e já contou histórias e ministrou formação em mais de 16 países. No Brasil, atua em importantes espaços culturais como o Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Caixas Culturais e unidades SESC de todo país.

 

Com sede no Rio de Janeiro, o grupo já realizou a curadoria e integrou os mais importantes projetos de incentivo à leitura da cidade: Paixão de Ler, Segundo Turno Cultural, Da Palavra ao Fio e Ciranda de Histórias.

 

Em 2018, Os Tapetes Contadores receberam o Prêmio Baobá, a mais importante premiação nacional para os fortalecedores da arte narrativa. Em 2022, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o grupo excursionou pela primeira vez pela Amazônia, realizando três exposições interativas de seu acervo e mais de 74 apresentações em comunidades indígenas e centros culturais das cidades de Belém, Igarapé-Miri e Marabá.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.