Serviço público integrado no carnaval
Integração de serviços públicos foi ponto alto do carnaval de Rio das Ostras
Esquema especial deu maior agilidade aos atendimentos de saúde e segurança e garantiu a ordem e limpeza da cidade
Na chegada ao Centro da cidade, os motoristas eram recebidos com animação por um grupo fantasiado, segurando alegorias com palavras de incentivo à diversão com responsabilidade.
Nas ruas, os foliões também receberam preservativos e orientações de saúde. A Secretaria de Saúde atuou com eficiência nas emergências. Os postos avançados montados em Costazul e no Centro atenderam quase 300 pessoas, diminuindo a demanda do Pronto-Socorro – unidade que teve pouco mais de 2 mil atendimentos até a terça-feira, 25. Não houve registro de nenhum caso grave no período.
A Guarda Municipal também garantiu a ordem no trânsito e a paz nos dias de festa. Foram salvas mais de 100 pessoas de afogamentos e 84 crianças perdidas foram devolvidas a seus pais, em segurança. Foram punidos motoristas em situação irregular, incluindo os que desrespeitaram o limite de som permitido por lei. Neste final de feriadão, os guardas orientam o tráfego dos motoristas que voltam para casa e organizam a saída de turistas pela rodoviária.
Tudo limpo – Os foliões se surpreenderam com a limpeza da cidade, em especial, das praias. Esse foi o resultado do trabalho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que coletou, por dia, uma média de 135 toneladas de lixo.
Com efetivo de 350 pessoas, trabalhando 24 horas por dia, em três turnos, as equipes de limpeza começavam bem cedo a varrição e a coleta. A partir de 8h da manhã todas as praias do município já estavam livres do lixo. Nesta quarta-feira, último dia dos festejos, a Prefeitura deve coletar mais de 200 toneladas de resíduos.
FONTE: SECOM – PMRO.