Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação continua com programação diversificada em Rio das Ostras

Programação segue até domingo, 27, com caminhada do “Outubro Rosa”, passeio ciclístico, atividades culturais e campeonato regional de xadrez

A Primeira Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras continua mobilizando centenas de pessoas. Nesta terça, 22, a programação contou com exposição de trabalhos de iniciação científica dos alunos do IFF Macaé e palestras com os seguintes temas: “Plantas Medicinais no Esporte”, “Ciência Aplicada ao Esporte” e “Técnica de Pirólise – Tratamento do Lixo”. As atividades movimentaram o Parque dos Pássaros, no Jardim Marilea.
Coordenando o grupo de alunos responsáveis pelos projetos apresentados pelo IFF Macaé, o diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão da instituição, Jader Lugon, destacou a importância da aproximação entre o meio acadêmico e a comunidade. “É preciso fomentar a curiosidade científica e ao mesmo tempo estimular a participação de nossos alunos nos projetos de pesquisa e extensão, uma vez que o conhecimento precisa ser construído”, comentou.
A tarde de curiosidades científicas também foi marcada pela série de palestras, entre elas, a proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, doutor Edson Carvalho. Ele falou sobre a relação das plantas medicinais com o esporte. Para ele, o uso de fitoterápicos na atividade esportiva merece destaque, uma vez que o Brasil possui aproximadamente 175 mil espécies de plantas que auxiliam no tratamento de lesões causadas pela prática esportiva. “Temos uma biodiversidade rica e com plantas capazes de atuar como anti-inflamatórios e aliviar a dor. Daí, a importância de estimular cada vez mais a pesquisa em nosso país”, enfatizou.

PROGRAMAÇÃO – A Caminhada “Outubro Rosa”, em alusão à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, será outro momento importante da semana. A concentração está marcada para sexta, 25, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com saída prevista para 9h. A programação prevê ainda, Passeio Ciclístico Cultural, no sábado, 26, com saída às 8h da Praça São Pedro e Campeonato Regional de Xadrez, dias 26 e 27, na Escola Municipal Simar Machado Sodré, no Âncora, com Organização da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas para alunos da rede pública do Município pelo e-mail: cabofrioxadrezclube@gmail.com, e a programação detalhada da semana inteira pode ser conferida no www.riodasostras.rj.gov.br, portal da Prefeitura de Rio das Ostras.

CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE – O evento acontece em sintonia com a Semana Nacional promovida pelo Governo Federal, que este ano traz o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, destacando os eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol da FIFA e os Jogos Olímpicos. A proposta dos organizadores é motivar a população, em especial as crianças, adolescentes e jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.