Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação começa em Rio das Ostras

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura da programação, que movimentou a Praça São Pedro, no Centro

A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou neste domingo, 20, a Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de aproximar a população da Ciência, a partir de diferentes atividades nas ruas do Município. Apresentação de capoeira, slackline, combate entre MC’s e show do Grupo de Hip Hop No Grau, marcaram a abertura da Semana que conta com uma ampla programação.

“Nosso foco é mostrar a população que a ciência pode e deve se popularizar. Por isso, buscamos promover discussões para se entender como ela se faz presente no cotidiano das pessoas. Um simples jogo de xadrez, uma apresentação de capoeira ou a engenharia de um brinquedo, tudo tem ciência e ela não deve ser restrita a algumas pessoas, apenas”, contou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.
O evento acontece em sintonia com a Semana Nacional promovida pelo Governo Federal, que em 2013 traz o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, ressaltando os eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. A proposta dos organizadores é motivar a população, em especial as crianças, adolescentes e jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.
PROGRAMAÇÃO – Na terça, dia 22, acontecem exposições de trabalhos de iniciação científica dos alunos do IFF Macaé e palestras com os seguintes temas: “Plantas Medicinais no Esporte”, “Ciência Aplicada ao Esporte” e “Técnica de Pirólise – Tratamento do Lixo”. Outro momento importante da semana será no dia 25, com a Caminhada “Outubro Rosa”, dentro da campanha de prevenção ao câncer de mama. A saída acontecerá na Praça José Pereira Câmara, no Centro, às 9h. A programação prevê ainda Passeio Ciclístico Cultural, no dia 26, com saída às 8h da Praça São Pedro e Campeonato Regional de Xadrez, dias 26 e 27, na Escola Municipal Cidade Praiana, com organização da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro. A programação detalhada pode ser conferida no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br, da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.