Secretaria de Saúde qualifica profissionais para detecção de hanseníase

A secretaria de Saúde de Rio das Ostras reuniu profissionais da área de enfermagem na segunda-feira, dia 26, para a primeira etapa da qualificação para detecção sintomática dermatológica de hanseníase.

Cada unidade de saúde de Rio das Ostras enviou ao Centro de Saúde um ou dois profissionais a fim de que recebesse orientação do dermatologista Eduardo Bastos, que integra o Programa de Hanseníase do município.

A intenção deste treinamento é integrar a equipe ao programa desenvolvido em Rio das Ostras, a fim de que possamos eliminar a hanseníase no município.

Esta primeira fase do treinamento ensinou aos técnicos como detectar as manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com dormência nos pacientes que freqüentam as unidades de saúde, para que sejam encaminhados ao Centro de Saúde da Extensão do Bosque, centro de referência da hanseníase em Rio das Ostras.

Numa segunda etapa, as unidades de saúde responderão questionários e apontarão as dificuldades na detecção dos pacientes. Então, a equipe do Programa de Hanseníase, coordenada por Ivani Olive, dará suporte direcionado a cada uma delas. “Vamos visitar os postos e tentar identificar os problemas para detecção das manchas nos pacientes. Assim teremos a certeza se os casos de hanseníase em Rio das Ostras estão diminuindo, ou se nós estamos com dificuldade de detectá-los”, explicou.

Hoje, Rio das Ostras tem apenas cinco pacientes em tratamento do Programa de Hanseníase, que acontece no município desde 1992. O tratamento é feito com consultas mensais com dermatologista e medicamentos ministrados a cada 28 dias gratuitamente.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.