Apreensão de animais de grande porte reduz acidentes de trânsito em Rio das Ostras

O serviço de apreensão de animais de grande porte, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras, contribuiu para reduzir sensivelmente os acidentes envolvendo esses animais e veículos no município.
Desde agosto de 2005, quando o serviço foi estruturado, o número de acidentes com morte foi reduzido a zero.

A Secretaria de Meio Ambiente, pelo Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, apreende eqüídeos (cavalos, éguas, burros etc) e bovídeos (bois, vacas, búfalos etc.) encontrados soltos nas ruas do município, que trazem grande risco de acidente de trânsito e à saúde da população. Os animais recolhidos passam por uma avaliação médica, tratamento clínico, vacinação e exames complementares – quando necessário. Os animais são ainda fotografados e recebem um “chip” de identificação, passando a integrar um cadastro, com suas características e identificação do proprietário. A partir dessa identificação, o dono pode ser responsabilizado caso haja qualquer acidente envolvendo o animal. Até junho de 2006, já foram apreendidos cerca de 250 animais de grande porte.

O trabalho do Programa é voltado à conscientização quanto à posse responsável. Assim sendo, a Prefeitura solicita aos criadores que cuidem para manter seus animais nos locais apropriados e não permitam que transitem soltos nas estradas, praças e terrenos baldios na cidade. Esse cuidado evitará acidentes graves – como choques entre cavalos e automóveis na Rodovia – e o pagamento de multa por parte dos donos dos bichos apreendidos.

FONTE: SECOM -PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.