Secretaria de Educação distribui novos livros didáticos

Grande aumento do número de alunos levou a distribuição de mais livros

Cerca de 13 mil livros didáticos estão sendo entregues esta semana aos alunos da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras. Os novos livros vão suprir o déficit existente entre a projeção do Censo Escolar, que calcula em cerca de 13% o aumento do número de alunos por ano, e a realidade encontrada na cidade, que é de um crescimento de 30%.

“Rio das Ostras têm um perfil atípico, já que é o município que tem a maior taxa de migração no Estado do Rio de Janeiro, recebendo todos os anos um grande número de pessoas vindas de outras cidades e estados”, explica Solange Viana, coordenadora dos Programas do Livro na Secretaria Municipal de Educação.

A secretaria elaborou um documento especificando o número de livros, separados por série e disciplina, que faltavam em cada escola. Este documento foi encaminhado para o Ministério de Educação no início do ano letivo e agora estes livros estão chegando às salas de aula.

Devolução – Um outro problema enfrentado pela Rede Municipal de Ensino é o alto índice de livros não devolvidos. Conforme determinação do Ministério da Educação, os livros usados pelos alunos devem ser entregues às escolas no final do ano letivo, para serem reaproveitados pelas turmas posteriores. No entanto, nem sempre isso acontece.

“Apesar de todo o trabalho de conscientização sobre a importância de cuidar do livro e devolvê-lo no fim do ano, não conseguimos sanar o problema. Por conta disso, estamos solicitando às secretarias de Educação de outros municípios que nos encaminhem os livros que não estão usando. Isso porque o MEC não supre os livros não devolvidos”, conta Solange.

Para tentar solucionar o problema, que já se repete há alguns anos, a Secretaria de Educação está planejando criar o Dia Municipal da Devolução do Livro, a ser comemorado em dezembro. “Será uma forma de incentivar os alunos a não ficar com seus livros em casa, prejudicando outros estudantes”, diz Solange.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.