Rio das Ostras terá Conselho de Turismo

Doze representantes da sociedade foram eleitos na 1ª Conferência de Turismo do município
A 1ª Conferencia de Turismo de Rio das Ostras, promovida na última segunda-feira, dia 26, na Pousada Mar Y Lago, elegeu 12 representantes da sociedade –6 titulares e 6 suplentes–que formarão o primeiro Conselho de Turismo do município. A eleição foi vencida pela chapa 1 que recebeu 61 votos. A chapa 2 teve 47 votos. A previsão é que em dezembro, o conselho formado por 12 membros, seja homologado. O poder público deve indicar nos próximos dias outros 6 representantes e 6 suplentes.

Na abertura do evento, o prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto falou sobre a importância das políticas públicas de turismo e citou os investimentos em infra-estrutura realizados nesta gestão, que fortaleceram o turismo no município. "Investimos em saneamento porque acreditamos que a cidade precisa de estrutura para receber bem o turista. Essa foi nossa prioridade: preparar Rio das Ostras para que o turismo sustentável", ressaltou o prefeito.

 O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Celso Goulart, falou sobre a necessidade da parceria entre a comunidade e poder público para o desenvolvimento do setor em Rio das Ostras. "Com a criação do conselho garantiremos a participação de todos os interessados e ele dará a diretriz para o nosso trabalho. Precisamos de estratégias eficientes e de líderes e gestores que conduzam bem este processo", disse o secretário.

O vereador Cemir Jóia– que compôs a mesa com o prefeito, o secretário de Turismo, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mara Fróes e o Secretário de Comunicação Social, Luiz Fernando Mello– falou que terá o turismo como foco no próximo mandato. Cemir afirmou ainda que após a formação do conselho, o grupo será fundamental para o trabalho do legislativo.

CONSELHO- O representante da chapa vencedora, José Dias Neto, ressaltou que o grupo poderá articular a busca de recursos estaduais e federais para o município, pois entre as propostas está a criação de um fundo de turismo. "Iremos adotar a política do Ministério do Turismo, que defende o turismo inclusivo. Queremos que o setor interaja com todos os setores da sociedade, como educação, saúde e esporte", explicou Neto.

Para o turismólogo da Prefeitura de Rio das Ostras, José Francisco Matulja, o conselho também será estratégico para aproximar a administração municipal da iniciativa privada. "Isso dará mais transparência e credibilidade para as ações do governo municipal", disse Matulja.

Os representantes da sociedade no conselho são Paula Meireles, Daniel Camacho, Eunice Oliveira, Marcelo Teles, José Dias Neto, Sônia Pinto, Margareth da Silva, Vera Luzente, Pedro Rodrigues, Enriques Andersen, Regina Ferraz e Ricardo de Lucena Filho.

EVENTO-  Foram realizadas duas palestras durante o evento, com os professores da UFF Eduardo Vilela, diretor do departamento de Turismo da universidade e Aguinaldo Fratucci. Logo depois, foram promovidas discussões temáticas, que levantaram propostas relacionadas ao setor para Rio das Ostras.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.