Rio das Ostras terá Centro de Vocação Tecnológica

Implantação da unidade é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Estado para formar profissionais qualificados

Nesta semana, a secretária de Ciência Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, esteve na cidade de Três Rios para conhecer o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) daquele município. A unidade é modelo no Estado e deve servir de referência para a implantação do CVT em Rio das Ostras.

“O objetivo do governo municipal é apoiar a população para sua inserção no mercado de trabalho na região. Para isso, estamos visitando alguns Centros de Vocação Tecnológica e este em especial, foi recomendado pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca”, ressaltou a secretária.

Implantação da unidade em Rio das Ostras é resultado da parceria entre o governo do Estado e o Município com objetivo de formar profissionais qualificados para a região. “Conhecer os CVTs já em funcionamento nos possibilita escolhas mais eficazes, respeitando a vocação e interesses de Rio das Ostras, que é uma cidade em expansão voltada para o turismo, exploração e comércio de petróleo. Logo, um centro de educação profissional é justificado se os cursos estiverem voltados para estes temas, e isto que engajará o aluno do município no mundo do trabalho”, acrescentou.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, e estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como unidade de formação profissional básica, levando-se em conta a vocação da região onde se insere.
O CVT de Três Rios é responsável por formar cerca de 5 mil alunos por ano, em profissões ligadas à construção civil, música, informática , pedagogia, idiomas e computação gráfica.

VISITA – Aproveitando a ocasião da visita, a secretária também conheceu o modelo da Central de Comando e Controle de Três Rios, que funciona no apoio à segurança, acompanhada pelo secretário de Ordem Pública e Segurança, do município, Alexandre Mansur. O modelo da Central tem sido levado a diversas cidades do Estado. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da Central e as estratégias para segurança e ordem pública, que possam vir a ser aplicadas em Rio das Ostras.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.