Rio das Ostras sensibiliza população para importância do aleitamento materno

Secretaria de Saúde promoveu uma série de eventos para marcar campanha mundial de amamentação

Marcando o Dia Mundial da Amamentação, 1o de agosto, a Prefeitura de Rio das Ostras montou uma programação completa para sensibilizar a população quanto à importância do aleitamento materno. Durante toda esta semana, as equipes dos postos de saúde se engajaram na campanha mundial de amamentação, orientando e conscientizando jovens e adultos – tanto homens quanto mulheres – para o tema.
“Aprendi muita coisa que não sabia com essas palestras. A gente tem muitas dúvidas sobre a gravidez, sobre a amamentação… que estou esclarecendo hoje. Mas eu sei que o leite materno é o ideal para o meu bebê”, disse Jéssica Janjão, moradora do Jardim Bela Vista. Grávida de quatro meses, Jéssica, de 19 anos, participou de uma das dinâmicas promovidas pelas equipes de saúde. Os jovens do Núcleo de Atenção Integral ao Adolescente (Nasa) também participaram das atividades.
Durante as palestras e dinâmicas – que conseguiram envolver também os pais e jovens, futuros papais – as pessoas presentes aprenderam sobre a importância da amamentação. Profissionais das equipes de nutrição e enfermagem tiraram dúvidas e esclareceram alguns mitos que envolvem a amamentação, como por exemplo, as falsas ideias de que algumas mulheres teriam “leite fraco” ou “insuficiente” ou que “o tamanho da mama determina a quantidade de leite que a mulher pode produzir”.
Segundo os especialistas, o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê necessita até os seis meses de vida e que, além de garantir a saúde da criança, a amamentação cria um vínculo de afeto entre a mãe o e filho que será importante durante toda a vida da criança.
A programação não termina na sexta-feira. Pela proposta da campanha mundial, “Amamentação – uma experiência em 3D”, as discussões e informações sobre o tema continuam por meio das redes sociais.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.