Rio das Ostras se prepara para gripe suína

Rio das Ostras se prepara para possível chegada da gripe suína

População pode ficar tranqüila: Secretaria de Saúde capacita profissionais e está estruturada para atendimento

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está atenta quanto ao possível surgimento de casos de gripe suína no município. A equipe técnica já se reuniu para traçar as ações de prevenção e tratamento. Os profissionais de saúde também estão sendo qualificados para identificar os sintomas suspeitos. A ação da Prefeitura é preventiva, já que não existe, até o momento, nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

“A população pode estar certa de que a Secretaria de Saúde está atenta e preparada para atender os casos que possam surgir em Rio das Ostras”, explica o secretário Sérgio Manhães. “Estamos capacitando nossos profissionais e estabelecendo protocolos de atendimento, com a estrutura necessária”, completou o secretário.

Técnicos da Prefeitura estiveram reunidos na última semana com representantes do Governo do Estado para estabelecer ações conjuntas de prevenção e tratamento da gripe suína. As três esferas de governo, municipal, estadual e federal estão em cooperação para manter as cidades livres da doença.

Estão em alerta os municípios turísticos ou que sejam porta de entrada de estrangeiros – por portos, aeroportos ou fronteiras.

Gripe Suína – É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Trata-se de um novo subtipo do vírus da influenza, que é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e qualquer contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Áreas afetadas – O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que têm de viajar para locais atingidos pela doença, como México e Estados Unidos, utilizem máscaras descartáveis,evitem locais de aglomerações, não compartilhem alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e lavem as mãos frequentemente com água e sabão. Para aqueles que chegam ao País vindos de áreas afetadas e apresentam febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem procurar assistência médica na unidade de saúde e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
         Vacinação – Não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus de Influenza A(H1N1), responsável pela gripe suína. A Secretaria de Saúde esclarece à população que a vacina oferecida pela Campanha de Vacinação de Idosos, que segue até 8 de maio, é direcionada à população de 60 anos ou mais e não imuniza contra a gripe suína.

 

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.