Alunos participam da segunda fase da Olimpíada de Informática

Prova será disputada na cidade neste sábado, dia 9

Rio das Ostras participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Informática e alcançou um bom resultado, aprovando 41 alunos para a segunda fase, que será no sábado, dia 9. Apenas 12% dos estudantes de todo o País que fizeram a prova passaram para essa etapa da olimpíada. O número de aprovados motivou os organizadores a autorizar que os riostrenses realizem a segunda fase na cidade, na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, e não precisem se deslocar até a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), como estava anteriormente programado.

“O fato de todas as escolas da rede municipal com turmas do 5º ao 9º ano terem salas de informática foi uma motivação a mais para os alunos participarem da primeira fase. Também o curso preparatório para a Olimpíada de Informática oferecido pelo Pólo Universitário da UFF em Rio das Ostras aos professores foi importante no desempenho da cidade”, acredita Eliane Camacho, pedagoga da Secretaria de Educação.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Computação e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, a olimpíada tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela ciência da computação. Os estudantes de Rio das Ostras participaram da olimpíada na modalidade Iniciação Nível I (até 7º ano do Ensino Fundamental) e Nível II (até 9º ano do Ensino Fundamental). Os vencedores vão ganhar um curso de Introdução à Programação do Instituto de Computação da Unicamp.

 Astronomia – Vinte e uma escolas de Rio das Ostras também participam, no próximo dia 15, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A Olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.