Rio das Ostras realiza Caminhada de Combate à Hipertensão Arterial

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril em todo país, foi lembrado em Rio das Ostras com um intenso programa de conscientização. 
No último domingo, 23 de abril, foi realizada a I Caminhada de Combate à Hipertensão Arterial com percurso de 2km, saindo da Praça São Pedro com destino à Praça da Baleia. Durante a concentração, das 8h às 10h, 360 pessoas foram atendidas pelos 40 profissionais da Secretaria de Saúde que fizeram aferição da pressão e medição de taxas de glicose e colesterol. Os hipertensos também puderam avaliar a função renal (microalbuminúria) com o apoio da equipe do Laboratório Sanofi. Ao mesmo tempo, professores de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer comandaram os exercícios físicos e a recreação, aquecendo os participantes para a caminhada.

 

O trabalho continuou na quarta-feira, 26, em todas as unidades de saúde do município e na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com aferição da pressão arterial e das taxas de colesterol e glicose. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no trabalho na praça foram atendidas 195 pessoas, das 8h às 12h, e a estimativa é que cerca de 2.500 cidadãos tenham sido atendidas nos postos de saúde do município.

A hipertensão é confirmada quando a pressão, medida em três ocasiões diferentes, for igual ou maior a 130×85. Segundo a médica Ana Cristina Guerrieri, chefe da Divisão de Programas de Saúde, a hereditariedade é o principal fator de risco, mas a inatividade física, a obesidade, a dieta inadequada, o estresse, o consumo de álcool e o fumo também podem fazer a pressão aumentar.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.