Prefeitura de Rio das Ostras encerra cursos de qualificação profissional

 

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras realizou no dia 20 de abril, no Centro de Cidadania, o encerramento do curso de Técnicas de Gastronomia, que atendeu 40 alunos gratuitamente.

O curso foi realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O curso teve 100 horas-aulas e os alunos aprenderam fundamentos e práticas de gastronomia. As aulas foram ministradas pela professora Sandra Siqueira Pedrosa.

O aluno Vitor Bandeira, que trabalha com gastronomia há 32 anos e já fez vários cursos, disse que essa experiência foi muito boa para atualizar seus conhecimentos. “Foi maravilhoso, a professora é fantástica. Aprendi várias coisas novas, que irão me ajudar a aperfeiçoar meu trabalho”, disse Vitor, que é proprietário de um buffet.

Já Jonathan Craveiro, de 17 anos, fez um curso de gastronomia pela primeira vez e nunca trabalhou na área. “Foi muito bom. Gosto de cozinhar, mas o que eu já sabia eu aprendi sozinho. Gostaria de trabalhar com gastronomia e pretendo fazer outros cursos na área”, disse.

A secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, ressaltou a importância das parcerias entre os diversos setores da prefeitura que possibilita a realização de cursos gratuitos de qualificação profissional. “No mercado concorrido que nós temos hoje, é muito importante atualizar e qualificar os trabalhadores”, observou Márcia.

O prefeito Carlos Augusto destacou que, em 2005, a Prefeitura qualificou centenas de trabalhadores e que, em 2006, esse trabalho vai continuar. “A maior obra do nosso governo é o exercício da cidadania. Vamos qualificar trabalhadores de nossa cidade para que eles possam competir no mercado de trabalho cada vez mais exigente”, ressaltou o prefeito.

Carlos Augusto aproveitou para anunciar que a Prefeitura vai disponibilizar um estande para os alunos do curso de Técnicas de Gastronomia no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e que um dos alunos do curso já foi encaminhado para trabalhar em um restaurante da cidade.

PEDREIRO – Além do encerramento do curso de Técnicas de Gastronomia, também houve o encerramento dos cursos de Técnicas de Pintura em Alvenaria/Pintor e Técnicas de Assentamento de Blocos Cerâmicos/Pedreiro, que formaram 60 alunos. Para beneficiar esses alunos, a Prefeitura vai entrar em contato com empresas que fazem as obras municipais para darem preferência aos alunos do curso na hora de contratar funcionários.

O encerramento dos cursos contou com a presença do vice-prefeito, Ronaldo Froés; dos vereadores Edílson Gomes da Silva e Alberto Moreira Jorge; dos secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida; de Planejamento, Rosemarie Teixeira; e de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Gonçalves Machado; do extensionista social da Emater-RJ, Marcos Peruzzi; e da representante do Senai-Macaé, Ana Cristina da Mota Sá.

MASSAS – No mesmo dia, foi realizado o encerramento do curso de “Massas Frescas”, realizado pela Emater-RJ, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras. O curso formou 12 alunos, teve a duração de três dias e foi ministrado pelo extensionista social Marcos Peruzzi.

Na quarta-feira, dia 26, mais uma turma do curso de “Massas Frescas”, com 15 alunos, se formou. Os interessados em fazer os cursos da Emater-RJ podem ter mais informações pelo telefone (22) 2771-2212.

LIVRO – Na ocasião, Marcos Peruzzi também lançou o livro “Massas Frescas”, que traz dicas e receitas de massas, molhos e recheios. O livro foi produzido pela Emater-RJ, com o patrocínio da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.