Municípios da Região dos Lagos discutem a Educação Inclusiva em Rio das Ostras

A apresentação do violinista Gabriel Marques, na abertura do II Encontro de Educação Inclusiva dos Municípios da Região dos Lagos, realizado na quarta-feira, dia 24 de abril, na Casa de Educação de Rio das Ostras, foi mais que uma mostra de talento. 
Gabriel, aluno da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (APAD), é um exemplo que as pessoas com necessidades educacionais especiais precisam ser valorizados para desenvolver as suas potencialidades. E foram justamente as políticas públicas do setor, que possibilitam o acesso de todos à escola, o centro do debate durante o encontro. A coordenadora de Educação Inclusiva do Ministério de Educação nas cidades do Pólo de Niterói, Nelma Pintor, participou do encontro a convite da Secretaria de Educação de Rio das Ostras.

 

Na escola que queremos todos aprendem uns com os outros, existe o respeito às limitações e as potencialidades são valorizadas. O desafio do educador é identificar as habilidades do aluno e fazer com que aprenda o máximo, dentro da capacidade dele”, afirmou Nelma Pintor.

Com representantes dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Iguaba, além de Rio das Ostras, o encontro foi aberto pela diretora da Casa de Educação, Edilane Carvalho, que deu as boas-vindas aos participantes. Profissionais da APAD e alunos do Normal Superior da Universidade Cândido Mendes, campus Macaé, também compareceram ao encontro.

Depois de lembrar as principais legislações que fundamentam a educação inclusiva, começando com as internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Educação para Todos (1990) e Declaração de Salamanca (1994), foi aberto espaço para que os municípios falassem. O próximo Encontro de Educação Inclusiva da Região dos Lagos será realizado em julho em Iguaba Grande.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.