Rio das Ostras realiza 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Rio das Ostras realiza 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

programacao SEMUCTIProgramação com atividades científicas, culturais e esportivas começa no próximo domingo, às 17h, com apresentações de “Slackline” e Rap

A 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação começa no próximo domingo, 20, em Rio das Ostras e vai mobilizar centenas de pessoas até o dia 27. O encontro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, acontece em sintonia com Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, elaborada e organizada pelo Governo Federal, com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa de todo o Brasil. Serão oito dias de criatividade, a prática científica e a possibilidade de inovação em várias áreas do conhecimento.

Uma vasta programação inclui palestras, exposições de trabalhos científicos, caminhada, passeio ciclístico e apresentação de projetos que tiveram destaque na Feira Eco-Ostras, realizada no início deste mês no Município, além de atividades esportivas. O lançamento da programação acontece neste domingo, 20, com apresentação do Projeto “Slackline”, realizado por alunos do IFF – Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé, a partir das 17h, na Concha Acústica que fica na Praça São Pedro, no Centro. Após as acrobacias sobre o elástico, haverá apresentação e capoeira e de Rap, além de batalha de MCs. Todas as atividades são gratuitas.
A programação continua ao longo da semana com exposições de trabalhos de iniciação científica, palestras sobre “Plantas Medicinais no Esporte”, “Ciência Aplicada ao Esporte” e “Técnica de Pirólise – Tratamento do Lixo”. Outro momento importante da semana será no dia 25, com a Caminhada “Outubro Rosa”, em alusão à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. A saída acontecerá na Praça José Pereira Câmara, no Centro, às 9h. A programação prevê ainda, Passeio Ciclístico, no dia 26, e Campeonato Regional de Xadrez, dias 26 e 27, com Organização da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br, da Prefeitura de Rio das Ostras.
Para a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira, “a Semana tem o objetivo de popularizar a ciência e buscar provocar a discussão do que é, para que serve, como se faz, quem faz ciência, incluindo a tecnologia. Por isso é importante, uma vez que essa discussão está muito afastada das conversas e das falas da sociedade”. Para ela, é preciso trazer jovens, principalmente da periferia, que ficam à margem de informações relativas à ciência, para a discussão. “Por isso, decidimos começar as atividades com uma batalha de hip hop cujo tema é o mesmo da Semana: Ciência, Saúde e esporte”, destacou.

TEMA – O tema deste ano, “Ciência, Saúde e Esporte”, foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol da FIFA e os Jogos Olímpicos. A proposta dos organizadores é motivar a população, em especial as crianças, adolescentes e jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.