Rio das Ostras é o primeiro município a integrar roteiro turístico

Rio das Ostras é escolhida como primeiro município no país a integrar roteiro turístico de cidade alemã

Ações voltadas à preservação ambiental motivaram o convite

O município de Rio das Ostras foi convidado a fazer parte do roteiro turístico de Ganderkesee, cidade da Baixa Saxônia, na Alemanha.

O convite, o primeiro feito a uma cidade brasileira, aconteceu nesta terça-feira, dia 23, ao prefeito Carlos Augusto, por um representante da prefeitura daquele município, Hans Meste Macher, que veio a Rio das Ostras acompanhado por um grupo de empresários alemães.

Segundo Hans, o convite foi motivado pelo grande trabalho desenvolvido em Rio das Ostras na área de preservação ambiental, que foi divulgado pelo biólogo alemão, Volker Schulz-Berendt, durante uma feira de negócios realizada em Ganderkesee, em janeiro de 2005. De acordo com ele, seu município possui um roteiro oficial de viagens formado por cidades com este perfil em várias partes do mundo, para onde enviam turistas alemães “Ficamos impressionados com o fato de uma cidade com o porte de Rio das Ostras ter conseguido implantar uma estrutura de proteção ambiental tão completa e conseguir seguir sua vocação turística atrelando isto à exploração do petróleo”, observou o representante da cidade alemã, que trouxe ao prefeito Carlos Augusto uma carta oficial do prefeito daquele município, na qual ele externa seu desejo de fazer com que Rio das Ostras e Ganderkesee se tornem cidades co-irmãs.

Na opinião do prefeito Carlos Augusto, tal interesse demonstra que Rio das Ostras segue no caminho certo. “Com certeza, a nossa preocupação em direcionar nossos recursos para a infra-estrutura do município, visando sempre a preservação do meio ambiente, foi o que chamou a atenção do grupo”, avaliou o prefeito.

Durante o encontro, que também contou com a presença do subsecretário de Turismo, Indústria e Comércio, Roger Vilela, o grupo de empresários alemães também expressou seu interesse em investir em Rio das Ostras, principalmente em propostas tecnológicas ligadas à preservação do meio ambiente, projetos de biodisel e energia eólica. “Entre outras propostas que poderemos estudar futuramente”, comentou o empresário Hans Risch.

VISITAS – Durante sua estada em Rio das Ostras, o grupo aproveitou para conhecer a Zona Especial de Negócios e o Aterro Sanitário, local com o qual disseram ter ficado particularmente impressionados com a tecnologia utilizada para o tratamento do lixo e dos despejos dos caminhões limpa-fossas. “Ficamos impressionados com o sábio e completo planejamento do Aterro Sanitário desenvolvido por Rio das Ostras”, comentou Risch.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.