Rio das Ostras participa de conferência sobre segurança pública

O objetivo foi viabilizar a criação do gabinete de Gestão Integrada

Membros da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras participaram da 1ª Conferência Livre “Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM: órgão a serviço da sua segurança”, realizada em Macaé nos últimos dias 22 e 23. O objetivo do evento foi discutir a segurança pública na região e auxiliar a criação de GGIMs. Os Gabinetes de Gestão Integrada são algumas das exigências do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e, após a mudança do nome e da estrutura da antiga Secretaria de Guarda e Trânsito, o governo riostrense está buscando meios para criar o gabinete.

“Estamos capacitando o nosso efetivo, criando ouvidorias e políticas que tratam a Segurança Pública de forma mais ampla e cidadã. O nosso próximo passo é a criação do GGIM”, destacou o Ten.Cel. Sérgio Pinto, secretário de Ordem Pública e Controle Urbano. O prefeito Carlos Augusto também esteve no evento para solicitar aos representantes estaduais reforço no policiamento de Rio das Ostras.

Para o Ten. Cel. Edmilson Jório, coordenador do GGIM de Macaé, a violência na região tem características econômicas e sociais próprias, por isso deve ser tratada de forma conjunta entre os municípios e diferenciada das demais regiões no estado devido ao crescimento vertiginoso.

De acordo com o coordenador do PRONASCI/Rio de Janeiro, William Resende de Castro Júnior, o órgão aposta em um modelo de segurança que descentralize o poder no governo estadual e que inclua ações sociais, não apenas qualificação policial “Queremos dar mais autonomia aos municípios e focar nossas ações nos jovens de até 25 anos, que são a metade da população carcerária brasileira e quase todos reincidentes”.

A conferência contou ainda com a participação do prefeito macaense, Riverton Mussi, de representantes de todos os municípios da região, além do assessor especial do Ministério da Justiça para Assuntos Federativos, Juarez Tavares; do subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Edval de Oliveira Novaes Junior; diretor Executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes; do representante do Instituto de Segurança Pública do Estado, Robson Rodrigues da Silva e do comandante do 32º BPM de Macaé, do tenente-coronel Alexandre Fontenele.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.