Conferência de Educação reúne mais de mil pessoas

Conferência Municipal de Educação reúne mais de mil pessoas no Colégio América Abdalla

Várias propostas foram elaboradas para a Conferência Nacional

Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação”, Rio das Ostras promoveu, no sábado, dia 20, no Colégio Professora América Abdalla, a VII Conferência Municipal de Educação com a presença de mais de mil pessoas, entre professores, profissionais da área de educação e sociedade.

O objetivo do evento era elaborar propostas de ensino a serem discutidas na Conferência Nacional de Educação que será realizada em abril de 2010.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Carlos Augusto ressaltou a qualidade da educação implantada no município. “Atualmente conseguimos a terceira melhor colocação no Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, fomos convidados para representar o país em um dos maiores congressos de educação, em Cuba; e, o mais importante: valorizamos e qualificamos todos os profissionais envolvidos com a educação. Dessa forma a qualidade da educação aumenta dia-a-dia”, declarou.

Duas palestras marcaram os trabalhos no sábado de manhã. A primeira foi ministrada pela secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e tinha como tema “O Painel da Educação Municipal”. A secretária explicou a metodologia aplicada na educação municipal e os principais projetos e parcerias existentes na cidade. “Temos inúmeros projetos de desenvolvimento educacional e grandes parcerias. No entanto, a maior parceria é a feita com a família. O acompanhamento familiar no ensino da criança é fundamental para que o aluno tenha um bom desenvolvimento pedagógico”, garantiu.

Em seguida o tema da palestra foi “A Organização Nacional em Nossas Mãos", ministrada pela secretária de Educação de Santo Antônio de Pádua, Vera Lúcia Kezen.

Para a professora Edilane Carvalho, a participação dos professores, profissionais da educação, pais, alunos e sociedade na conferência municipal de Educação é muito importante. “Precisamos trabalhar mais com parcerias em todos os segmentos envolvidos no processo pedagógico para que haja uma unificação no ensino. Além disso, vamos reinventar a educação com uma visão menos mecânica e mais humana”, esclareceu.

Na parte da tarde, os participantes formaram grupos de trabalho, divididos em seis temáticos, para elaboração das propostas. Dentre as propostas elaboradas estava garantir, na construção do sistema nacional de educação, a ampliação e reconstrução de uma política nacional de avaliação, contribuindo para o desenvolvimento dos sistemas de ensino e do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.