Rio das Ostras oferece curso de Defesa Pessoal para guardas

Aperfeiçoamento profissional da corporação é o objetivo da iniciativa
 

Cerca de 70 guardas municipais de Rio das Ostras estão participando de um curso de Defesa Pessoal com o objetivo de se aperfeiçoarem profissionalmente. As aulas acontecem uma vez por semana na sede da Secretaria de Guarda e Trânsito.

– O curso surgiu da necessidade da corporação ter informações sobre como se defender. Também é importante oferecer um atendimento ainda melhor ao público – ressalta o secretário de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto, acrescentando que o treinamento também ajuda a manter a preparação física dos guardas.

 

Antes de iniciar as aulas, os guardas precisam apresentar um atestado médico e realizam uma avaliação física. No curso são ensinadas técnicas de como se proteger, baseadas nos princípios do Judô. "Eles aprendem a melhor maneira de cair e de se defender em caso de agressão, além de serem orientados sobre como imobilizar e dominar um agressor sem feri-lo", explica a instrutora GM Katiúscia, que é faixa preta de Judô e tem especialização em Defesa Pessoal.

 

Katiúscia conta que a procura pelo curso tem sido muito grande e que os guardas estão muito interessados em aprender sobre Defesa Pessoal. Segundo a instrutora, foram abertas novas turmas, sendo uma exclusiva para mulheres. "Elas têm uma forma própria de se defender, usando menos a força, por isso precisam de um treinamento mais específico", explica a professora.

 

Para o GM Lemos, que está na corporação há três anos, o curso oferece uma oportunidade de um bom preparo para o trabalho. "A gente aprende técnicas importantes para o nosso dia-a-dia, ficamos mais preparados fisicamente e também mais alertas", diz Lemos.

 

Pan-Americano – A GM Katiúscia vai representar Rio das Ostras nos Jogos Pan-Americanos 2007, que serão realizados no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho. A guarda municipal será árbitra das competições de Judô. Katiúscia é registrada na Confederação Brasileira de Judô e no Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (CREFI-RJ).

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.