Rio das Ostras é o município que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro

Políticas públicas contribuem para aumento populacional de 56%

Agora é oficial: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – divulgou o resultado final do Censo Demográfico realizado em Rio das Ostras que mostra um crescimento de 56% de 2005 até os dias de hoje. A cidade, no início do governo Carlos Augusto, contava com 47.819 moradores. Hoje conta com 74.789 habitantes. Esses dados comprovam que o município de Rio das Ostras é o que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro.

A taxa de crescimento geométrica anual de Rio das Ostras, de 2000 até 2007, foi de 10,8%. Maricá ficou em segundo com 4,65%, o que representa menos de 50% do índice registrado pelo município. Em terceiro ficou a cidade de Armação de Búzios, com 4,4%. Já no ranking das regiões divulgado pelo IBGE, a Região das Baixadas Litorâneas foi a que mais cresceu no Estado do Rio graças ao desenvolvimento de Rio das Ostras. Em termos gerais, o município teve um crescimento de 105%, comparado ao ano de 2000 (data do último censo), quando a contagem da população era de 36.419 habitantes.

Dentre os principais fatores que fazem com que o município tenha tido esse crescimento, o prefeito Carlos Augusto destaca as políticas públicas da atual administração. "Este crescimento extraordinário, sem dúvida, é reflexo dos investimentos com responsabilidade que estamos fazendo em saneamento e infra-estrutura com água encanada, tratamento de esgoto e respeito ao meio ambiente. Estamos investindo em saúde e educação com mais escolas e valorização dos servidores e nas oportunidades para capacitação e qualificação profissional não só dos servidores municipais como também de todos os cidadãos. Dessa forma criamos uma maior oferta de empregos para a população. Isso representa uma melhor qualidade de vida para o cidadão", ressaltou o prefeito.

Para a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, o crescimento mostra que o trabalho da atual administração pública está no caminho certo. "Com esta demanda crescente na cidade, a prefeitura vai continuar se empenhando para atender a toda população na prestação de serviços da melhor forma possível, tanto é que já estão em estudos os preparativos para a realização do 5º Concurso Público, que será realizado ainda nesse governo. Outro fator que demonstra e comprova o crescimento populacional é o Orçamento Participativo, tanto na versão adulta quanto na jovem. A cada ano temos um aumento significativo da participação popular nas reuniões setoriais. Em algumas localidades, a participação foi maior em aproximadamente 60% com relação ao ano passado", explicou.

 

IBGE – O trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Rio das Ostras começou no dia 17 de abril. Esse censo demográfico foi uma forma de atualização dos dados populacionais como forma de reduzir os efeitos das distorções nas estimativas municipais provocadas pelo afastamento da data do último recenseamento. Tais distorções afetavam bastante na distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

A equipe do IBGE, que durante o censo ficou instalada em uma sala no Centro de Cidadania, foi formada por três agentes censitários supervisores, 13 recenseadores e um agente censitário municipal do quadro permanente do IBGE. A novidade este ano foi na forma da pesquisa. Cada recenseador trabalhou com um computador de mão para fazer as entrevistas, garantindo a agilidade do trabalho.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.