Rio das Ostras estuda a implantação do Grupo de Gestão Integrada Municipal
Objetivo é fazer o planejamento da regionalização da segurança pública
Para contribuir para a melhoria da segurança pública no município, a Prefeitura de Rio das Ostras está participando de estudos para implantação do Grupo de Gestão Integrada Municipal – GGIM, que terá como finalidade planejar ações de segurança pública em toda a região.
Dentre os objetivos do Grupo de Gestão estão a implantação de um sistema 190 regional e a realização de um mapeamento para instalação de câmeras de monitoramento nas saídas e possíveis rotas de fuga e solicitar a chegada de novas viaturas para a polícia.
Os secretários municipais de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, e de Planejamento, Rosemarie Teixeira, já estão participando de reuniões em Macaé para conhecer melhor o funcionamento do Grupo. “É importante destacar que estamos trabalhando para implantar o nosso GGIM para que possamos trabalhar de forma integrada com Macaé e os demais municípios de abrangência do 32º Batalhão de Polícia Militar, que são Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu”, declarou Rosemarie.
De acordo com o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, a criação do GGIM também busca a formação de um consórcio entre os municípios para receber recursos do Pronasci. “Com este consórcio conseguiremos recursos específicos para melhorar a segurança pública da região e gratificações para as Guardas Municipais”, informou.
PRONASCI – Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.
O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social