Rio das Ostras é referência no apoio à adoção no Estado

Município sediou o Encontro Estadual dos Grupos de Apoio a Adoção neste sábado, 19

Rio das Ostras foi considerada um Município de destaque no apoio à adoção no Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a avaliação da vice-presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio a Adoção – Angaad, Drª Bárbara Toledo, em sua fala, no último sábado, 19, quando a Cidade recepcionava o 10º Encontro Estadual de Grupos de Apoio à Adoção. Ainda na mesa de abertura, a advogada mencionou o quanto Rio das Ostras avançou ao estreitar laços com os poderes Judiciário e o Legislativo.

“O Grupo Adote tem realizado um trabalho bastante eficiente aqui em Rio das Ostras. Primeiro por ter conseguido a parceria do poder judiciário, na agilização dos trâmites do processo de adoção. Depois, por ter como aliado o prefeito Sabino que, quando ainda deputado, já levantava esta bandeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio. Essa união foi responsável pela aprovar leis de mobilização muito importantes como a Semana Estadual de Adoção”, disse.
Para o prefeito Sabino, abrir uma bancada em prol da adoção só foi possível pelo empenho do Adote. “Eu sabia muito pouco sobre este tema. Sempre fui favorável à causa, mas confesso que foi por meio do grupo Adote aqui de Rio das Ostras que me mobilizei mais. Fiquei encantado com as propostas porque o amor independe do filho ser biológico ou não”, conta.
O juiz da 1ª vara de Rio das Ostras esteve na abertura do evento e colocou o poder judiciário à disposição do Adote. “Eu vejo que o amor não tem cor, nem raça, nem poder aquisitivo. O filho adotivo é uma gestação que é gerada dentro do coração e não no ventre. E isso é muito válido. Conte com nosso empenho para agilizar ainda mais os trâmites dos processos de adoção”, disse.
O Encontro teve como tema “Redescobrindo a Nossa História, Traçando Novos Rumos”, também título da palestra do procurador de Justiça do Estado, Dr. Sávio Bittencourt. Três eixos temáticos foram discutidos: “A palavra final é do judiciário”, “Adoção na Mídia” e “Potencial de Ação e Mudança”. Os grupos relembraram os grandes avanços da adoção no Brasil e definiram novas etapas de trabalho para os próximos anos.
LEANDRO SARZERDAS – Leandro Sarzerdas, que foi secretário de Ambiente nesta gestão municipal, falecido no início deste ano, foi homenageado na abertura do Encontro. Filho adotivo, era conhecido por todos como um entusiasta na conscientização do valor da adoção. Sua mãe, Sebastiana Sazerdas, recebeu flores e disse palavras que emocionaram a todos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.