Rio das Ostras atente quase 500 mulheres em “Dia D” do Outubro Rosa

Mamografia e testes rápidos de Aids e Sífilis foram realizados neste sábado, 19, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque

Moradoras de diversas localidades de Rio das Ostras participaram do “Dia D” do Outubro Rosa, no último sábado, 19. Cerca de 80 mulheres fizeram mamografia para prevenção de câncer de mama e mais de trezentas agendaram seus exames para o próximo mês. Durante todo o dia, as pacientes recebiam orientações de médicos e enfermeiros, por meio de palestras, sobre cuidados com a saúde. Testes rápidos de Aids e Sífilis também foram realizados. A programação contou até com uma apresentação musical.

“Não podemos fechar os olhos para a realidade de nossas mulheres. Elas trabalham fora e ainda cuidam dos lares. Por isso, muitas vezes não têm tempo de procurar um médico ou uma unidade de saúde. Hoje a mídia tem sido uma grande aliada ao tratar sobre o cuidado com a mulher em suas telenovelas, filmes e programas. Acelerar estes exames em nossa rede pública é uma forma de mostrar a elas o quanto são importantes para nós”, disse o prefeito Sabino, presente ao evento.
A secretária de saúde, Ana Cristina Guerrieri, esteve presente no evento e conversou com algumas pacientes sobre a importância de fazer a mamografia regularmente. A médica aproveitou para entregar o resultado de alguns exames.
Esperando a vez para realizar sua mamografia, Tânea Alvarez conta que por ter muitas tarefas acaba não tendo tempo de marcar uma consulta. “Eu concordo com o prefeito. A gente fica numa correria, tentando dar conta de muitos afazeres. Eu sou uma dessas mulheres e estou muito feliz em fazer este exame, pois já estava preocupada com minha saúde”, relata.
Cláudia Cardoso conta que é a primeira vez que procura uma unidade de saúde para fazer o exame e só resolveu depois que viu a campanha promovida pelo Município. “Eu nunca tive vontade de fazer mamografia. Na verdade, eu tinha um grande medo, mas hoje eu vejo que preciso cuidar mais da saúde e da minha vida e só percebi isso depois que vi a campanha com os prédios iluminados de rosa. Eu me amo mais”, conta.
Para Andréa Viana, Coordenadora do Departamento de Programa de Saúde, o “Dia D” foi um sucesso. “Para mim, a realização vai além dos números de exames feitos e agendados. Eu fico satisfeita quando vejo no olhar de cada mulher a alegria de poder se cuidar, se manter vívida e se amando. Este é o objetivo do Programa Saúde da Mulher, cuidar não só da saúde mais da autoestima de cada uma delas”, diz.
LAUDOS – Dando suporte às ações realizadas no Centro de Saúde, durante o Dia D, o trabalho da equipe do Centro de Imagem do Hospital de Rio das Ostras, responsável pelos laudos das mamografias, também foi essencial para garantir que boa parte dos resultados pudessem ser entregues no mesmo dia.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.