Rio das Ostras assina acordo de cooperação técnica na área ambiental

Objetivo é criar ações de preservação da natureza

O prefeito Carlos Augusto assinou um acordo de cooperação técnica entre Rio das Ostras e a ONG Centro Norte Fluminense de Conservação da Natureza (CNFCN) nesta terça-feira, dia 26.

A iniciativa é uma contrapartida ambiental da Unidade de Negócios da Petrobras Rio de Janeiro (UN-Rio) que envolve 14 municípios, de Presidente Kennedy (ES) a Saquarema. O convênio prevê a criação de quatro Núcleos de Educação Ambiental (NEA). Rio das Ostras vai participar do NEA Centro, que inclui ainda Carapebus, Casimiro de Abreu e Macaé.

"Nossos projetos de educação ambiental já foram apresentados, com sucesso, em congressos internacionais no Equador e em Cuba. Parcerias como essa, com a credibilidade da Petrobras e da organização não-governamental CNFCN, contribuem ainda mais para que Rio das Ostras desenvolva o potencial de cidade turística sem perder a qualidade de vida", afirmou o prefeito Carlos Augusto.

O acordo define como escola parceira a unidade de ensino municipal Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras. A escolha foi motivada pelos trabalhos de educação ambiental que o colégio já desenvolve, incluindo projetos selecionados para a Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre esses se destaca o "Recuperando o Jundiá", que tem o objetivo de resgatar a mata ciliar do rio que corta a localidade e inclui o replantio de mudas.

"Rio das Ostras é o único dos 14 municípios que participam do projeto no qual as secretarias de Educação e de Meio Ambiente trabalham juntas, promovendo a educação ambiental. Estamos encontrando muita reciprocidade aqui, graças a gestão participativa promovida pela Prefeitura", disse o presidente da CNFCN, Aristides Augusto Soffiati, que elogiou as iniciativas de preservação da natureza desenvolvidas na cidade.

Por intermédio do acordo técnico assinado com a CNFCN serão promovidas iniciativas ambientais, capacitação de multiplicadores, que vão atuar diretamente na escola parceira, e criação do Núcleo de Educação Ambiental Centro.

Estiveram presentes na assinatura do acordo uma representante da Petrobras UN-Rio, Letícia Asturiano, o analista ambiental do Ibama, Júlio César Dias, a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, o comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Macaé, tenente-coronel Renato Caldas Farias, e a diretora da Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, Ana Maria Machado.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.