Reserva União inaugura Trilha adaptada para deficientes

Unidade é uma das áreas preservadas dentro do município de Rio das Ostras

A fim de incluir as pessoas com deficiência da região nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na Reserva Biológica União – Rebio União, será inaugurada, no próximo dia 7, a partir das 9h30, a trilha interpretativa inclusiva da reserva. A inauguração contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, dos secretário municipais do Ambiente e de Turismo de Rio das Ostras, Nivaldo Talon e Carla Ennes, além de outras autoridades da região. Também participam representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e de instituições voltadas para pessoas com deficiência, ambientalistas e ONGs.
Inédito na região, o projeto criado por uma parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio Janeiro (SEA) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), possibilita acessibilidade a uma trilha interpretativa na Mata Atlântica da Reserva Biológica União.
De acordo com o administrador da Reserva, Whitson José da Costa, foram realizadas obras que tornaram acessíveis as instalações do Centro de Vivências e a trilha interpretativa da Unidade de Conservação, conhecida como “Trilha do Pilão.
“Adaptamos os acessos aos banheiros e construímos rampas nas entradas. Essas modificações incentivam a visitação à Reserva e permitem a inclusão aos diversos tipos de deficiência a interpretação ambiental”, disse ele.
Para a secretária de Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes, criar mecanismo que incentivem as pessoas com deficiência a usufruir da exuberância da Mata Atlântica, através da trilha interpretativa da Reserva Biológica União, fomenta ainda mais o turismo na cidade. “A Reserva União é um patrimônio de Rio das Ostras. Apoiamos a iniciativa de inclusão porque, além de sua importante função social de inclusão, entendemos que as pessoas com deficiência também formam uma demanda representativa no turismo”, ressaltou ela.
REBIO – A Reserva Biológica União está localizada na Região da Baixada Litorânea do Estado. A Unidade de Conservação está inserida em Rio das Ostras, além de contemplar terras das cidades de Casimiro de Abreu e Macaé. De grande importância ambiental, a Rebio União preserva uma área de quase 3 mil hectares de Mata Atlântica.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.