Público de Rio das Ostras lota Teatro em Encontro de Corais

Evento reuniu pessoas de diferentes idades, no palco e no plateia, em noite emocionante

Uma noite de emoção e música. Esse foi o clima do Encontro de Corais do Festival da Primavera que aconteceu no último sábado, dia 5, em Rio das Ostras. Pessoas de várias idades lotaram o Teatro Popular para assistir às belas apresentações de coros de Rio das Ostras e cidades convidadas, Bom Jardim e Friburgo, entoando canções populares, religiosas, folclóricas, entre outras. No ano do centenário do poetinha, os corais trouxeram várias canções de Vinícius de Moraes. O prefeito Sabino prestigiou o evento, ao lado de secretários municipais.
A secretária de educação, Andrea Machado, agradeceu a presença de todos e o apoio da Gestão Municipal aos projetos artísticos e culturais desenvolvidos junto aos alunos do Município.
“Esse evento tem o espírito do nosso trabalho nas escolas, com o objetivo de despertar a sensibilidade para a música e outras formas de arte”, falou a secretária na abertura do evento.
Os coros que encantariam a plateia foram apresentados sob forma de poesia, obra de Luísa Teixeira Machado, poetisa e servidora municipal.
Na programação, temas religiosos foram entoados pelo coral Eklektos da 1ª Igreja Batista do Mariléa, regido por Renato Farias. O coro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sob a regência da professora Zenide Oliveira, trouxe um repertório de música popular, como “Coração de Estudante” e “Aquarela do Brasil”.
As crianças e jovens deram um show à parte. O coro Acauã, formado por alunos dos primeiro e segundo anos do curso de musicalização do Centro de Formação Artística fizeram uma homenagem a Vinícius de Moraes, com um repertório só de canções do poeta e compositor. O Vozes do Leripe, que reúne alunos dos terceiro, quarto e quinto anos das escolas municipais, veio representado pelas crianças da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira e ganhou a plateia com sucessos como “Aquarela” e “Samba de Uma Nota Só”. O Instituto Municipal de Ensino Rio das Ostras – Imero trouxe seus talentos no Coral Tom da Voz, que encerrou com “É preciso saber viver”.
Os servidores municipais foram bem representados pelo Coral Som da Pessoa, sob a regência da vibrante Dóris Yane, que, de improviso, envolveu o público na apresentação da canção de Gilberto Gil que dá nome ao grupo.
O Coral Municipal de Bom Jardim, regido por João Claudio Lassarotte, emocionou o público com a canção “Estrela do Mar”, do compositor bonjardinense Marino Pinto e “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Moraes.
O grande final ficou para o renomado Cantomusarte, coral que já representou o Brasil por diversas vezes no exterior. Com uma identidade própria, o grupo trouxe além de belas vozes, roupas coloridas, instrumentos e trabalho cênico. “Saudosa Maloca” foi a canção escolhida para encerrar o festival, com os cantores em meio ao público, que os aplaudiam de pé.

“A Prefeitura de Rio das Ostras está de parabéns por essa iniciativa”, disse o regente Joffre Evandro.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.