Programa Jovem Aprendiz é lançado na Bacia de Campos

A Petrobras lançou na sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz – Segmento Bacia de Campos. 
O evento contou com a participação do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, e dos 80 jovens do município que são atendidos pelo Programa.

No total, participaram do evento, 650 jovens dos municípios de Rio das Ostras, Macaé, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que são atendidos pelo Programa na Bacia de Campos. Segundo o coordenador regional do Petrobras Jovem Aprendiz, William Oliveira, o programa visa a inclusão social dos jovens pelo trabalho e, atualmente, atende 2.777 jovens, com um investimento de R$ 42 milhões. “Queremos propiciar o desenvolvimento local sustentável. Que outras empresas sigam o exemplo da Petrobras e dêem oportunidades aos jovens, para que possa mudar o futuro deles”, disse o coordenador.

O prefeito Carlos Augusto destacou a importância do Programa, que investe na qualificação profissional e geração de emprego e renda. “Programas como esses são boas oportunidades para que os jovens tenham seu primeiro emprego e ajudam a diminuir as desigualdades sociais. A Petrobras saiu na frente e deu uma oportunidade para que mais de 600 jovens da região tenham seu primeiro emprego”, disse Carlos Augusto.

Para a estudante Elaine Borges Souza, de 18 anos, moradora de Nova Cidade, o Programa será uma boa oportunidade de obter qualificação profissional. Ela foi escolhida para representar os jovens de Rio das Ostras e receber o material didático do curso das mãos do prefeito Carlos Augusto.

Já o estudante Daniel Marinho da Silva, de 16 anos, de Cidade Praiana, quer seguir a carreira de desenhista e acha que o Programa pode ser uma boa oportunidade para conseguir a qualificação. “Na hora de escolher o curso, quero fazer alguma coisa na área de desenho. Se der, quero fazer faculdade nessa área também”, diz ele.

Além do prefeito Carlos Augusto, também participaram do evento as secretárias de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, e de Educação, Maria Lina Paixão; o presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras, Carlos Afonso; o prefeito de Macaé, Riverton Mussi; a prefeita de São João da Barra, Carla Machado; além de representantes do prefeito de Campos e de São Francisco de Itabapoana, e da representante do ministro do Trabalho, Nívea Maria Aroeira, entre outras autoridades.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado em cumprimento à Lei 10.097/2000, que estabelece a obrigatoriedade das empresas de contratar jovens aprendizes entre 5% e 15% do seu efetivo. O Programa oferece capacitação técnica a jovens com idade entre 15 e 18 anos e tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional, contribuindo para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.