Programação Festival de Dança

Festival de Dança reúne aulas com consagrados bailarinos e grandes companhias

Evento em Rio das Ostras reúne academias premiadas

Coreografias de diferentes modalidades, do balé clássico ao street dance, são atrações do X Festival de Dança de Rio das Ostras. Desta quinta-feira a domingo, dia 22, o Teatro Popular recebe grandes companhias e academias premiadas em edições anteriores do evento, uma iniciativa da Fundação de Cultura da cidade. As aulas com bailarinos consagrados realizadas no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e a batalha de dança de rua na Concha Acústica também integram a programação.

Solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes dançam trechos dos balés Don Quixote e Floresta Amazônica na quinta-feira, 19, durante a abertura do evento. A programação no Teatro Popular continua, sempre a partir das 19h, com escolas de dança premiadas e companhias convidadas, essas últimas fechando as noites do evento.

Na sexta-feira, a Focus Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Quase Uma”, com coreografias de Alex Neoral, que explora as relações entre corpo e seus traços no espaço.  Em cena, bailarinos se deparam constantemente com limitações. A partir desse diálogo com o que é permitido e o que é proibido, são criados diferentes espaços e tempos coreográficos.

A atração principal do sábado no Teatro Popular é “Bossa Nova”, da Companhia Nós da Dança, com coreografias de Regina Sauer. Com versões originais e releituras atuais de grandes clássicos do estilo que influenciou gerações, o espetáculo traz a poesia das letras para o movimento corporal, o desenho melódico para a fluidez da execução coreográfica e a batida característica para o balanço do corpo.

Encerrando a programação do teatro, no domingo, a Renato Vieira Companhia de Dança apresenta “Ritornelo”. Criação conjunta de Bruno Cezario e Renato Vieira, o espetáculo marca a volta de Cezario ao Brasil e à companhia de estreia, depois de uma atuação bem-sucedida como bailarino na Europa. Inspirado ainda no romance “Água Viva”, de Clarice Lispector, o balé fala do sentimento de retorno às origens.

Aulas de dança – Outra atração concorrida do festival são as aulas de dança, para bailarinos a partir de 10 anos, que acontecem no Centro de Formação Artística.  Na sexta-feira estão programadas as seguintes aulas: Dança Contemporânea, das 10h às 11h30, com Alex Neoral; História da Dança, das 11h30 às 13h, com Eliana Caminada; Dança Moderna, das 13h às 14h30, com Regina Sauer. A partir das 15h haverá a mesa-redonda que vai debater a trajetória e novas perspectivas do festival de dança.

As aulas do sábado serão de Street Dance, comandada por Ary Cordeiro, das 10h às 11h30; Dança de Salão com Cleide Souza, das 11h30 às 13h e Percussão Corporal com Adriana Salomão, das 13h às 14h30.

No domingo haverá as seguintes aulas no Centro de Formação Artística: Balé Clássico, das 10 às 11h30, com Paulo Rodrigues; Jazz, com Caio Nunes, das 11h30 às 13h; Criação Coreográfica, das 13h às 14h30, com Renato Vieira.

Dança de rua – Um diferencial desta edição do Festival de Dança é que a Batalha de Street Dance Mano a Mano desta vez será em praça pública. No sábado, das 13h às 17h, acontecem as disputas nas modalidades Brake Dance e Hip Hop Dance, com mediação do bailarino e coreógrafo Ary Cordeiro, na Concha Acústica da Praça São Pedro.

Serviço:
Teatro Popular de Rio das Ostras – Avenida Amazonas s/nº –  Centro
Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro – Praça José Pereira Câmara, s/nº – Centro
Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro
Entrada franca. Para participar das aulas de dança é preciso fazer inscrição meia hora antes do início, no Centro de Formação.

 
FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.