Profissionais de Saúde visitam centros de referência médica em Cuba

Prefeito Carlos Augusto busca firmar acordo de cooperação na área oftalmológica com governo cubano

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, visitou nesta quarta-feira, dia 28, alguns dos principais centros de referência em saúde de Havana, Cuba. Acompanhado de profissionais de saúde do município, Carlos Augusto esteve na Policlínica Plaza, considerada referência mundial em medicina comunitária e programa Saúde da Família, e no Centro Internacional de Retinose Pigmentar, uma das mais conceituadas unidades oftalmológicas do mundo.

– Temos hoje um atendimento de excelência na alta complexidade; agora, nossa prioridade é investir ainda mais na saúde básica para que possamos ter um trabalho preventivo, o que é muito importante, visto que o nosso município é o que mais cresce em todo o Estado – destacou o Prefeito.

No Centro de Retinose, único local do mundo a fazer o tratamento da retinose pigmentar, o grupo foi recepcionado pelo diretor da unidade, Lázaro Pérez. O centro é especializado na doença, que causa a diminuição progressiva da visão, levando o paciente à cegueira. Na oportunidade, o prefeito propôs a realização de uma parceria para que Rio das Ostras possa enviar a Cuba pacientes para tratamento.

– Temos mais de 1500 pacientes brasileiros que se recuperaram com o tratamento oferecido em nosso centro. Será um prazer firmar uma parceria com Rio das Ostras – enfatizou Perez.

Na visita, o Prefeito estava acompanhado da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, da subsecretária de Saúde, Vilma Teixeira, pelo diretor do Hospital Municipal, Percival Machado, pela responsável pelos programas de saúde, Therezinha Loureiro e pelo diretor da Vigilância Sanitária, Leônidas Heringer.

SAÚDE BÁSICA – Na policlínica, o grupo conheceu o trabalho desenvolvido por Cuba na saúde básica.

– Mesmo com poucos recursos materiais, Cuba consegue excelentes índices de saúde devido ao eficaz  sistema de vigilância em Saúde e notificações de agravos que o país desenvolve – observou a subsecretária de Saúde de Rio das Ostras.

PRESENÇAS – As visitas ainda  foram acompanhadas pelos vereadores, Ademir Andrade, Alex Cabral e Rosenildo Viana, que elogiaram o modelo de saúde desenvolvido no país.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.